Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, LIzandra Cristina A, S, S | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigue-Santos, Cláudio Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-02T20:57:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-02T20:57:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Lizandra-produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000667 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ciência é fundamental para a formação da cidadania, pois a educação científica capacita os indivíduos a participarem ativamente da sociedade, tomando decisões embasadas no conhecimento científico. No ensino de Química, estratégias dinâmicas e metodológicas, como sequências didáticas (SD), são fundamentais para estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas reais. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática estruturada em momentos pedagógicos, incluindo avaliação diagnóstica, problematização, experimentação, imersão universitária e sistematização, visando à conscientização ambiental e ao ensino de biocombustíveis, que possibilita a contextualização do ensino e reflexões sobre sustentabilidade e energia, através da produção de bioetanol. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2024 com 36 alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Deborah Mendes de Moraes, sendo descritiva, exploratória, de caráter investigatório, com abordagem quantitativa e qualitativa. As atividades envolveram aulas teóricas, experimentos de fermentação e destilação do bioetanol, além de uma visita técnica à universidade. Na primeira etapa, foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema. Na segunda, realização de um experimento prático envolvendo a produção de bioetanol, com construção de aparatos para fermentação e destilação através de materiais alternativos. Por fim, na terceira etapa, foi aplicado um questionário para avaliar os conhecimentos adquiridos. A análise dos questionários aplicados antes e depois da SD indicou um aumento significativo no conhecimento dos alunos sobre biocombustíveis, evidenciando a eficácia da abordagem prática e interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados destacam a importância de metodologias ativas e experimentais na formação científica e ambiental dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 783 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química, Biocombustíveis, Sequência Didática, Educação Ambiental, Experimentação. | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUÇÃO DE BIOETANOL: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ENERGÉTICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Lizandra-produto.pdf | 782,78 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000667/2/Lizandra-produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons