PRODUÇÃO DE BIOETANOL: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ENERGÉTICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, LIzandra Cristina A, S, S-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigue-Santos, Cláudio Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-02T20:57:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-02T20:57:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-
identificador: dc.identifier.otherLizandra-produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000667-
Resumo: dc.description.abstractA ciência é fundamental para a formação da cidadania, pois a educação científica capacita os indivíduos a participarem ativamente da sociedade, tomando decisões embasadas no conhecimento científico. No ensino de Química, estratégias dinâmicas e metodológicas, como sequências didáticas (SD), são fundamentais para estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas reais. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática estruturada em momentos pedagógicos, incluindo avaliação diagnóstica, problematização, experimentação, imersão universitária e sistematização, visando à conscientização ambiental e ao ensino de biocombustíveis, que possibilita a contextualização do ensino e reflexões sobre sustentabilidade e energia, através da produção de bioetanol. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2024 com 36 alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Deborah Mendes de Moraes, sendo descritiva, exploratória, de caráter investigatório, com abordagem quantitativa e qualitativa. As atividades envolveram aulas teóricas, experimentos de fermentação e destilação do bioetanol, além de uma visita técnica à universidade. Na primeira etapa, foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema. Na segunda, realização de um experimento prático envolvendo a produção de bioetanol, com construção de aparatos para fermentação e destilação através de materiais alternativos. Por fim, na terceira etapa, foi aplicado um questionário para avaliar os conhecimentos adquiridos. A análise dos questionários aplicados antes e depois da SD indicou um aumento significativo no conhecimento dos alunos sobre biocombustíveis, evidenciando a eficácia da abordagem prática e interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados destacam a importância de metodologias ativas e experimentais na formação científica e ambiental dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent783 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química, Biocombustíveis, Sequência Didática, Educação Ambiental, Experimentação.pt_BR
Título: dc.titlePRODUÇÃO DE BIOETANOL: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ENERGÉTICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons