POR UMA EPT EM DIÁLOGO COM A ECONOMIA SOLIDÁRIA: diálogos à práxis e aos espaços pedagógicos

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Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, ALENCASTRE HONORIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-02T01:44:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-02T01:44:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000622-
Resumo: dc.description.abstractO movimento em torno da política de educação profissional no Brasil, a partir de 2003, aponta avanços ao projeto político educativo de formação dos(as) trabalhadores(as), mas, ainda, se constitui como um território em disputa. Além disso, as articulações de políticas experimentadas despertaram aqui o interesse de pensar essa formação no contexto do movimento da política de economia solidária - ECOSOL, cuja questão orientadora é: Quais desafios e perspectivas são postos à EPT diante do movimento em torno da construção da política de ECOSOL no Brasil? Busca-se com isso investigar as possíveis contribuições do referido movimento para o fortalecimento do projeto político e a práxis na EPT (ensino, pesquisa e extensão). Enquanto objetivos específicos tem-se: i) Analisar, a partir dos documentos das conferências nacionais, os objetivos, fundamentos e valores que caracterizam o movimento em torno da política de economia solidária; ii) Identificar no movimento em torno da política de economia solidária como e se a educação profissional e tecnológica tem sido pensada ou pode se relacionar com seus pressupostos educativos e formativos; e iii) Elaborar material instrucional, de caráter informativo e reflexivo, apresentando os conceitoschave da/na economia solidária e diálogos orientadores e problematizadores sobre a práxis educativa e a organização de espaços pedagógicos na EPT no contexto da economia solidária. O referencial teórico apoia-se na discussão dos fundamentos da EPT, sobretudo, o trabalho como princípio educativo, e os da ECOSOL. A metodologia é de cunho documental, numa perspectiva crítica e apoiada no uso de alguns elementos do modelo de análise de políticas públicas de Di Giovanni (2009). As análises apontam que o processo de produção de conhecimento na economia solidária teria uma intencionalidade relacional com a EPT mais explícita pela pesquisa, extensão e incubadoras. Embora se coloque a necessidade de transversalidade da temática ECOSOL na educação básica e superior, pouco se reafirma o caráter estratégico disso na escolarização de trabalhadores na EPT. Por isso, foi elaborado e apresentado o produto tecnológico educacional para tensionar a reflexão crítica sobre a práxis e espaços pedagógicos-educativos na EPT a partir do diálogo com a ECOSOL.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEspaços pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Pesquisa-Extensãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcessos educativos-pedagógicospt_BR
Título: dc.titlePOR UMA EPT EM DIÁLOGO COM A ECONOMIA SOLIDÁRIA: diálogos à práxis e aos espaços pedagógicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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