Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, CARLA TAVARES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-30T12:56:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-30T12:56:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | CARLATAVARESCASTROPROFHISTORIAUFPA.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000595 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho vem discutir sobre as possibilidades de trabalhar o ensino de História local no Ensino de História enquanto disciplina formadora do letramento histórico a partir do uso de linguagem da Literatura de Cordel. A pesquisa se deteve em investigar memórias sobre a formação do município de Igarapé-Açu a partir de familiares dos alunos e problematizar o currículo de História partindo da ideia da história local e suas imbricações no currículo real. Partindo das discussões referentes à história local e letramento histórico busquei desenvolver atividades de caráter investigativo não com a intenção de transformar o aluno em pequeno historiador mas que ele pudesse compreender a história a partir do local para seu letramento histórico. O trabalho foi pensado a partir de sequência didática com aulas expositivas, investigação, entrevista de familiares, aula-oficina sobre Literatura de Cordel e xilogravura (isopor gravura) e criação de narrativas em Literatura de Cordel. As atividades desenvolvidas possibilitaram aos estudantes identificarem histórias do município e relacionarem com a História dita oficial. Como produto da dissertação, elaborei um livreto para o professor(a) de História que contém quatro sequências didáticas dedicadas para cada série/ ano do ensino fundamental para auxiliar professores e alunos em relação à historicidade local do município de Igarapé-Açu e flexionar o currículo real do ensino de História, porém amparado pela BNCC. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,36 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Letramento Histórico; História Local; Currículo de História; Literatura de Cordel. | pt_BR |
Título: dc.title | CORDELIZANDO MEMÓRIAS Uma possibilidade de ensino de história. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA-PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CARLATAVARESCASTROPROFHISTÓRIAUFPA.pdf | 6.52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000595/2/CARLATAVARESCASTROPROFHISTÓRIAUFPA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons