Por uma história antirracista: cotidiano e vivência a partir de um estudo de caso da Escola Estadual Plácido de Castro (Diamantino/MT)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFloriano, Guilherme Eron Goulart-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-27T15:24:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-27T15:24:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Guilhermept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000550-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação aborda a importância da educação antirracista na promoção da justiça social no Brasil, com foco na cidade de Diamantino, Mato Grosso, e na Escola Estadual Plácido de Castro. Partindo da análise do racismo estrutural, a pesquisa examina como as desigualdades históricas, derivadas do período colonial e da escravidão, ainda se refletem na sociedade contemporânea. O primeiro capítulo explora o conceito de racismo estrutural, destacando suas manifestações e consequências para a população negra e indígena. O segundo capítulo investiga alguns aspectos da história local de Diamantino, evidenciando os impactos da colonização e da escravidão na formação social e econômica da região. O terceiro capítulo analisa o papel da Escola Estadual Plácido de Castro como um espaço de resistência e construção de uma educação inclusiva, destacando projetos que valorizam as culturas afro-brasileira e indígena. A dissertação conclui que a educação antirracista é fundamental para desconstruir estereótipos, promover a equidade e formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de contribuir para uma sociedade mais justa e plural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,19 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, racismo estrutural, educação antirracista, história afro-brasileira e indígena, Diamantino/MT.pt_BR
Título: dc.titlePor uma história antirracista: cotidiano e vivência a partir de um estudo de caso da Escola Estadual Plácido de Castro (Diamantino/MT)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons