
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fialho, Julliana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Salviano, Marcelo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-25T19:24:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-25T19:24:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ebook Ed. Financ. Julliana e Marcelo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000528 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional apresentado é uma sequência didática elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, dentro do Macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado. Intitulada “Educação Financeira no Ensino Médio Integrado: uma proposta pedagógica com uso de metodologias ativas na formação integral dos estudantes”, a pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de habilidades que contribuam para o letramento financeiro de forma a promover a autonomia e a consciência financeira de jovens. A proposta foi aplicada e validada com estudantes dos cursos técnicos em Eletrônica e Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia. Originalmente composta por oito encontros de 100 minutos, a sequência foi ajustada após análise dos dados da aplicação, passando para 8 encontros de 150 minutos, totalizando 20 horas. Essa ampliação permitiu aprofundar discussões e potencializar as atividades práticas. A sequência integra teoria e prática de forma articulada, com base em metodologias ativas como Estudo de Caso, Roda de Conversa, Simulação, Estações de Aprendizagem, Sala de Aula Invertida e Gamificação. O uso de vídeos como recurso didático contribui para o dinamismo e a contextualização dos conteúdos. Os assuntos foram selecionados a partir da análise do PISA, de experiências de pesquisas anteriores e da realidade observada em sala de aula. Entre os temas trabalhados destacam-se: finanças pessoais e familiares, planejamento financeiro, resiliência financeira, impactos econômicos no orçamento pessoal, atitudes e comportamentos em relação ao dinheiro, conceitos financeiros essenciais, introdução aos investimentos e educação e fontes de informação. Com foco no protagonismo discente, o material busca desenvolver competências técnicas e socioemocionais, promovendo uma formação integral alinhada aos pilares da Educação Profissional e Tecnológica: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Por ser flexível, a sequência pode ser adaptada a diferentes contextos educacionais, ampliando seu alcance e aplicabilidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação Financeira no Ensino Médio Integrado: Uma proposta pedagógica com uso de metodologias ativas na formação integral dos estudantes | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ebook Ed. Financ. Julliana e Marcelo.pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000528/2/Ebook Ed. Financ. Julliana e Marcelo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons