Educação Financeira no Ensino Médio Integrado: Uma proposta pedagógica com uso de metodologias ativas na formação integral dos estudantes

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFialho, Julliana-
Autor(es): dc.contributor.authorSalviano, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-25T19:24:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-25T19:24:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-25-
identificador: dc.identifier.otherEbook Ed. Financ. Julliana e Marcelopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000528-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional apresentado é uma sequência didática elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, dentro do Macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado. Intitulada “Educação Financeira no Ensino Médio Integrado: uma proposta pedagógica com uso de metodologias ativas na formação integral dos estudantes”, a pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de habilidades que contribuam para o letramento financeiro de forma a promover a autonomia e a consciência financeira de jovens. A proposta foi aplicada e validada com estudantes dos cursos técnicos em Eletrônica e Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Brasília – Campus Ceilândia. Originalmente composta por oito encontros de 100 minutos, a sequência foi ajustada após análise dos dados da aplicação, passando para 8 encontros de 150 minutos, totalizando 20 horas. Essa ampliação permitiu aprofundar discussões e potencializar as atividades práticas. A sequência integra teoria e prática de forma articulada, com base em metodologias ativas como Estudo de Caso, Roda de Conversa, Simulação, Estações de Aprendizagem, Sala de Aula Invertida e Gamificação. O uso de vídeos como recurso didático contribui para o dinamismo e a contextualização dos conteúdos. Os assuntos foram selecionados a partir da análise do PISA, de experiências de pesquisas anteriores e da realidade observada em sala de aula. Entre os temas trabalhados destacam-se: finanças pessoais e familiares, planejamento financeiro, resiliência financeira, impactos econômicos no orçamento pessoal, atitudes e comportamentos em relação ao dinheiro, conceitos financeiros essenciais, introdução aos investimentos e educação e fontes de informação. Com foco no protagonismo discente, o material busca desenvolver competências técnicas e socioemocionais, promovendo uma formação integral alinhada aos pilares da Educação Profissional e Tecnológica: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Por ser flexível, a sequência pode ser adaptada a diferentes contextos educacionais, ampliando seu alcance e aplicabilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleEducação Financeira no Ensino Médio Integrado: Uma proposta pedagógica com uso de metodologias ativas na formação integral dos estudantespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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