PPGPSI - Uma década de contribuição à pesquisa em psicologia na baixada fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Emmy Uehara-
Autor(es): dc.contributor.authorEriceira, Ronald Clay-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Valéria Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-26T12:11:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-26T12:11:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-25-
identificador: dc.identifier.otherPPGPSI - Uma década de contribuição à pesquisa em psicologia na baixada fluminensept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000515-
Resumo: dc.description.abstractO curso de graduação em Psicologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) começou no ano de 2010. Isso aconteceu graças à ampliação do número de docentes vinculados ao Departamento de Psicologia – DEPSI, possibilitada pelo REUNI. É oportuno ressaltar que a expansão do ensino de Psicologia na UFRRJ tem ocorrido com base na missão expressa em seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, a saber: gerar, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados, de modo a contribuir para o desenvolvimento das áreas de abrangência de nossa instituição. Outrossim, cabe destacar que a UFRRJ ofereceu as condições administrativas e físicas necessárias não somente à criação do curso de graduação em Psicologia, mas também para implantação de uma pós-graduação stricto sensu na área. Assim, em 2012, os docentes do DEPSI criaram o Programa de Pós-graduação em Psicologia – PPGPSI, em nível de Mestrado. À época, percebeu-se que havia uma grande demanda por melhor qualificação acadêmica e profissional em Psicologia. Muitos formados nesse campo de estudo ou em áreas afins e que atuavam na Zona Oeste do Rio de Janeiro ou na Baixada e Sul Fluminenses não conseguiam ingressar ou permanecer em uma pós-graduação stricto sensu em Psicologia, devido à distância de seus locais de moradia e trabalho em relação à localização dos cursos oferecidos. Isso porque até a criação do PPGPSI-UFRRJ, os cursos de pós-graduação em Psicologia eram oferecidos apenas na UERJ, na UFRJ ou na UFF. Nesses termos, a criação do PPPGSI representou, portanto, a concretização de um projeto institucional que se inseriu no âmbito de um conjunto de perspectivas sobre o papel social da Universidade e sua correspondente preocupação com a oferta e o desenvolvimento do ensino público, gratuito e de qualidade, comprometido com as demandas regionais e com o trinômio ensino-pesquisa-extensão. Em termos cronológicos, o PPGPSI iniciou suas atividades, como um curso de Mestrado Acadêmico, com uma área de concentração – Psicologia – e duas linhas de pesquisa, a saber: Linha 1 - Processos Psicossociais e Coletivos, que privilegia o arcabouço teórico e metodológico no campo da psicologia social, englobando pesquisas nas seguintes áreas: territórios de existência, ambiente, construção de subjetividades, representações sociais, memória social, direitos humanos, religião, racismo, acolhimento institucional e identidades socias; Linha de Pesquisa 2 - Desenvolvimento Cognitivo, Humano e Social, que reunia pesquisadores que se dedicavam a investigar as teorias e métodos da Psicologia relacionados ao estudo do desenvolvimento humano, com ênfase nas suas dimensões cognitivas e sociais. Incluía pesquisas nas áreas de bem-estar subjetivo, estresse, saúde mental, saúde pública, aprendizagem, educação e trabalho. Tendo uma dinâmica existência, em 2016, o Colegiado do PPGPSI identificou a necessidade de revisar o escopo da sua Linha 2, por ela não mais expressar adequadamente o perfil dos docentes e discentes que a integravam, tampouco açambarcava as temáticas dos trabalhos de investigação por eles desenvolvidos. Dessa forma, a Linha 2 foi reconfigurada, passando a ser chamada de “Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade”. Nesse bojo, essa Linha de Pesquisa passou a 13 abranger estudos que articulam diversas teorias e metodologias no campo da Clínica, Saúde, Educação e Trabalho. O ano de 2017 merecer ser relembrado e celebrado por nós, pois foi o ano que recebemos a avaliação do quadriênio da CAPES (2013-2016) que aumentou nossa nota de 3 para o 4, fato que nos autorizava a propor a criação de um curso de Doutorado. Assim, ensejando continuar numa linha cronológica do PPGPSI, em 2019, após a aprovação do nosso APCN pela CAPES, abrimos o nosso curso de doutorado. Tendo passado dez anos desde a formação do nosso primeiro mestre em Psicologia, dezembro de 2013, o PPGPSI ampliou seu quadro de docentes. Começamos o nosso Programa com doze professores, atualmente temos vinte, sendo dezesseis permanentes e quatro colaboradores. De lá para cá, também formamos cento e noventa e seis mestres e onze doutores em Psicologia. Este livro cumpre exatamente o propósito de celebrar a longa permanência de um curso de pós-graduação em Psicologia ao longo do tempo e também deixar registrado por escrito as rememorações e trajetórias acadêmicas de docentes que ajudaram a construir e engradecer o PPGPSI entre 2012 e 2023. Trata-se de dezessete relatos autobiográficos nos quais os próprios autores destacam os elementos mais pertinentes de suas atuações, orientações e publicações durante o seu percurso como professores junto ao nosso Programa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.536 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectpesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpsicologiapt_BR
Título: dc.titlePPGPSI - Uma década de contribuição à pesquisa em psicologia na baixada fluminensept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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