INTEGRAÇÃO DO TPACK E SIMULADORES PhET PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: COR E LUZ NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RORAIMA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Roraimapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso Moura, Eliseane-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho Oliveira, Josimara Cristina de-
Autor(es): dc.contributor.authorPessoa de Lima, Régia Chacon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-20T21:15:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-20T21:15:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
identificador: dc.identifier.otherDissertEliseane2025pt_BR
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacionalEliseane2025pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000457-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa investigou a integração do modelo TPACK, que une Tecnologia, Pedagogia e Conhecimento de Conteúdo, com a plataforma PhET, conhecida por suas simulações interativas no Ensino de Ciências. Os conceitos de cor e luz foram o foco dessa investigação, aplicados em uma proposta pedagógica voltada para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, seguindo os preceitos estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular de Roraima (DCRR). Considerando que esses conceitos frequentemente envolvem dificuldades de entendimento devido à complexidade da prática docente, formulou-se a seguinte indagação: De que forma a utilização do modelo TPACK junto com as simulações do PhET poderiam beneficiar o ensino sobre cor e luz para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental Anos Finais? O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a integração entre o modelo TPACK e os simuladores PhET pode apoiar o ensino dos conceitos de cor e luz no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada deu-se por meio de oficina de simulações de 20h planejada e aplicada à professora titular e aos estudantes que fizeram parte da pesquisa. A pesquisa empregou uma abordagem qualitativa de caráter participativo por meio de entrevistas semiestruturadas aos participantes e analisou os dados para entender o impacto das simulações do PhET na apreensão dos conceitos tratados.Além disso, foram obtidas percepções e experiências da professora e dos alunos do sexto ano que participaram da utilização do PhET. Os resultados evidenciaram a validação entre o TPACK e o PhET no Ensino de Ciências pela experiência da professora e alunos durante a Oficina e o Produto Educacional, considerando a proposta pedagógica para melhorar o entendimento dos conceitos de forma pontual sobre cor e luz. Neste sentido, a pesquisa trouxe para o Ensino de Ciências, o enriquecimento para a formação científica da professora e dos alunos do sexto ano, que atuaram como multiplicadores do que foi abordado na oficina, contribuindo para o aprendizado sobre cor e luz. O Produto Educacional resultou na criação da Oficina de Simulações de 20h, que trouxe Roteiros de Exploração Científica no formato de livreto digital, com o intuito de apoiar a professora e aos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental no Ensino de Ciências, utilizando-se do modelo TPACK e simuladores PhET durante a construção do material, embasando-se nos princípios teóricos do Construcionismo de Papert, o que demonstrou segundo a experiência da professora e alunos, um facilitador para melhoria no entendimento dos conceitos. sobre Cor e Luz.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,44 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSimulações interativas. Tecnologias digitais educacionais. Ensino Fundamental.pt_BR
Título: dc.titleINTEGRAÇÃO DO TPACK E SIMULADORES PhET PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: COR E LUZ NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RORAIMApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMétodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons