
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso Moura, Eliseane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho Oliveira, Josimara Cristina de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pessoa de Lima, Régia Chacon | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-20T21:15:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-20T21:15:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DissertEliseane2025 | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacionalEliseane2025 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000457 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou a integração do modelo TPACK, que une Tecnologia, Pedagogia e Conhecimento de Conteúdo, com a plataforma PhET, conhecida por suas simulações interativas no Ensino de Ciências. Os conceitos de cor e luz foram o foco dessa investigação, aplicados em uma proposta pedagógica voltada para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, seguindo os preceitos estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular de Roraima (DCRR). Considerando que esses conceitos frequentemente envolvem dificuldades de entendimento devido à complexidade da prática docente, formulou-se a seguinte indagação: De que forma a utilização do modelo TPACK junto com as simulações do PhET poderiam beneficiar o ensino sobre cor e luz para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental Anos Finais? O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a integração entre o modelo TPACK e os simuladores PhET pode apoiar o ensino dos conceitos de cor e luz no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada deu-se por meio de oficina de simulações de 20h planejada e aplicada à professora titular e aos estudantes que fizeram parte da pesquisa. A pesquisa empregou uma abordagem qualitativa de caráter participativo por meio de entrevistas semiestruturadas aos participantes e analisou os dados para entender o impacto das simulações do PhET na apreensão dos conceitos tratados.Além disso, foram obtidas percepções e experiências da professora e dos alunos do sexto ano que participaram da utilização do PhET. Os resultados evidenciaram a validação entre o TPACK e o PhET no Ensino de Ciências pela experiência da professora e alunos durante a Oficina e o Produto Educacional, considerando a proposta pedagógica para melhorar o entendimento dos conceitos de forma pontual sobre cor e luz. Neste sentido, a pesquisa trouxe para o Ensino de Ciências, o enriquecimento para a formação científica da professora e dos alunos do sexto ano, que atuaram como multiplicadores do que foi abordado na oficina, contribuindo para o aprendizado sobre cor e luz. O Produto Educacional resultou na criação da Oficina de Simulações de 20h, que trouxe Roteiros de Exploração Científica no formato de livreto digital, com o intuito de apoiar a professora e aos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental no Ensino de Ciências, utilizando-se do modelo TPACK e simuladores PhET durante a construção do material, embasando-se nos princípios teóricos do Construcionismo de Papert, o que demonstrou segundo a experiência da professora e alunos, um facilitador para melhoria no entendimento dos conceitos. sobre Cor e Luz. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,44 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Simulações interativas. Tecnologias digitais educacionais. Ensino Fundamental. | pt_BR |
| Título: dc.title | INTEGRAÇÃO DO TPACK E SIMULADORES PhET PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: COR E LUZ NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RORAIMA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DissertEliseane2025.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000457/2/DissertEliseane2025.pdfDownload | |
| Produto Educacional Eliseane2025.pdf | 7,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000457/3/Produto Educacional Eliseane2025.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons