
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soriano, Mariana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vianna, Márcio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-19T20:10:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-19T20:10:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Oficial _Mariana_Soriano e Márcio Vianna | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000411 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho aborda uma proposta pedagógica para aulas de Matemática no Ensino Médio que dialoguem com a desigualdade social no Brasil e os programas sociais de transferência de renda sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC). Após uma pesquisa bibliográfica e documental, busca-se desenvolver e sugerir atividades, através de uma Sequência Didática, que auxiliem docentes com o ensino de Funções e Estatística de forma contextualizada, tendo como tema a desigualdade social no Brasil. O objetivo é garantir uma aprendizagem significativa, crítica e reflexiva para os alunos. Essa pesquisa justifica-se a partir da necessidade de se pensar possibilidades para o ensino de matemática que contribuíssem para a formação cidadã de forma crítica e responsável na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. Dessa forma surge o seguinte questionamento: qual a relevância da Educação Matemática Crítica no Ensino Médio da Educação Básica, levando em consideração suas formas de aplicação na perspectiva da desigualdade social? No que concerne à metodologia, foram feitas análises baseadas no método de triangulação, que trabalhará com as dimensões: (1) Análise documental; (2) Observação participante enquanto docente da escola (professora-pesquisadora) e (3) Discursos e registros dos alunos durante a aplicação da Sequência Didática. A Sequência Didática em questão foi aplicada em uma turma da 1ª série, no contexto do Novo Ensino Médio, em uma escola da rede privada de ensino localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Percebeu-se na pesquisa ao desenvolver as atividades reflexivas em sala de aula que, apesar dos Programas Sociais de Transferência de serem de suma importância para a sociedade brasileira, os mesmo têm sofrido duras críticas ao longo dos anos, principalmente do público que não recebe o auxílio ou do público que não conhece algum beneficiário devido a falta de conhecimento acerca dos objetivos e condicionalidades dos Programas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,82 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | EMC | pt_BR |
| Título: dc.title | A desigualdade social no Brasil por um viés da Educação Matemática Crítica: propostas de atiividades para as aulas de Matemática | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons