Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBaiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SCHRAMM, GABRIELLI ORNELLAS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Mirna Ribeiro Lima da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-13T12:41:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-13T12:41:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | PTT Horizontes para educadores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000303 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Parte do cotidiano de profissionais da educação é preenchido por momentos de acolhimento e escuta de estudantes, seja por demanda espontânea desses ou à convite. Quando se trata de estudantes que estão vivendo a adolescência, como aqueles que estão no Ensino Médio Integrado (EMI), os temas desses momentos ganham contornos específicos, pois não é incomum que durante esse período da vida, quando costumam buscar em outros grupos para além da família referenciais para a construção da identidade, os jovens adolescentes se sintam vulneráveis, confusos, inseguros, com emoções intensas e busquem apoio entre eles e também nos adultos com quem convivem. Essa cartilha foi elaborada com o intuito de contribuir para a formação de educadores mais preparados para acolher e escutar os jovens adolescentes. Por isso, inicialmente, é apresentada uma breve contextualização a respeito do papel que educadores desempenham na semeadura de sonhos de estudantes. Em seguida, com base nas ideias dos livros “Comunicação Não-Violenta”, do psicólogo Marshall Rosenberg, e “O palhaço e o psicanalista”, do educador Claudio Thebas e do psicanalista Christian Dunker, são apresentadas orientações de como desenvolver boas práticas de acolhimento e escuta, capazes de favorecer os processos de construção de projetos de vida dos estudantes e o fortalecimento de perspectivas de futuro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | Horizontes para educadores: orientações para acolher e escutar com qualidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons