Ensino de fisioterapia na saúde da criança: Aprendizado com jogos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorESTÁCIO BELÉMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDOS SANTOS, LEONILDE SOUSA-
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, MARIA BEATRIZ SANTANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-11T15:42:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-11T15:42:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-11-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de fisioterapia na saúde da criança: Aprendizado com jogospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000288-
Resumo: dc.description.abstractO material "Ensino de fisioterapia na saúde da criança: Aprendizado com jogos" é um guia desenvolvido por uma discente do curso de Fisioterapia, em parceria com uma professora da disciplina de Saúde da Criança da Faculdade Estácio de Belém. O principal objetivo deste guia é enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da fisioterapia na saúde da criança, contribuindo com metodologias ativas que auxiliam tanto professores quanto aos alunos. A proposta é oferecer uma abordagem inovadora e dinâmica para a disciplina, tornando o aprendizado mais eficaz. O sumário do material apresenta três jogos educativos detalhados: Jogo 1: Circuito Luria – O Desafio das Funções Cognitivas: Este jogo visa estimular as funções cognitivas através de um desafio que envolve figuras e cores, com regras claras de organização de jogadores, pontuação e finalização. Jogo 2: Dominó sobre os marcos do desenvolvimento 0 - 6 meses: Um jogo de dominó adaptado para abordar os marcos do desenvolvimento infantil nos primeiros seis meses de vida, com regras para 2 a 4 jogadores e o uso de peças com ilustrações dos marcos. Jogo 3: Bingo da Avaliação do RN: Um jogo de bingo que utiliza perguntas e respostas relacionadas à avaliação do recém-nascido, com materiais necessários e regras claras para o jogo. O material inclui as cartas e imagens necessárias para a realização dos jogos, destacando que foram elaboradas pelas autoras. As referências bibliográficas ao final do documento embasam as informações e as metodologias apresentadas. Em suma, este material propõe uma ferramenta didática lúdica e interativa para o ensino de fisioterapia na saúde da criança, visando facilitar a compreensão de temas complexos e promover uma aprendizagem ativa e engajadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFISIOTERAPIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSAÚDE DA CRIANÇApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJOGOSpt_BR
Título: dc.titleEnsino de fisioterapia na saúde da criança: Aprendizado com jogos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseFISIOTERAPIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇApt_BR
Aparece nas coleções:Jogos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons