Jornada Reflexiva: o planner

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Letícia Mara Diniz-
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Thiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-10T14:28:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-10T14:28:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-20-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_JORNADA REFLEXIVA O PLANNER.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000259-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi explorar o potencial de uma Comunidade de Prática Virtual (CoP Virtual) como ambiente para a reflexão docente coletiva. Foram convidados a integrar a CoP Virtual profissionais de uma escola pública municipal localizada na região metropolitana de Belo Horizonte - Minas Gerais. Inicialmente foi criado um grupo no aplicativo WhatsApp, com o intuito de estabelecer a comunicação entre os participantes e possibilitar o agendamento dos encontros da CoP Virtual através do aplicativo Google Meet. De encontro ao domínio de interesse da comunidade, a Teoria do professor reflexivo, os sete professores que participaram da comunidade realizaram a leitura prévia e individual do livro intitulado “Professores reflexivos em uma escola reflexiva”. Em cada encontro, as temáticas da obra foram pauta das discussões entre os participantes. O corpus de dados coletados contemplou as transcrições dos quatro encontros virtuais, as respostas do questionário e os relatos das entrevistas individuais. A metodologia de análise aplicada foi a Análise Textual Discursiva. Para tanto, foram criadas categorias e unidades de análise para exploração do metatexto sob a perspectiva da reflexão docente coletiva e de dois tipos de Ambiência Docente: Positiva e (Trans) formadora. Os resultados encontrados sugerem que, quando bem cultivada, uma CoP Virtual pode se tornar um espaço favorável a reflexão docente coletiva, assim como para o desenvolvimento das ambiências supracitadas. Nesse sentido, foram descritos os principais eixos necessários para o cultivo e manutenção de CoP Virtuais na área da educação básica, com enfoque em uma gestão holística desde a sua formação. Com isso, espera-se estimular a interconexão docente a partir do cultivo de uma CoP Virtual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15.2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComunidade de Prática Virtualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática reflexivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiência docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
Título: dc.titleJornada Reflexiva: o plannerpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons