
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Letícia Mara Diniz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mendonça, Thiago | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-10T14:28:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-10T14:28:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_JORNADA REFLEXIVA O PLANNER.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000259 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi explorar o potencial de uma Comunidade de Prática Virtual (CoP Virtual) como ambiente para a reflexão docente coletiva. Foram convidados a integrar a CoP Virtual profissionais de uma escola pública municipal localizada na região metropolitana de Belo Horizonte - Minas Gerais. Inicialmente foi criado um grupo no aplicativo WhatsApp, com o intuito de estabelecer a comunicação entre os participantes e possibilitar o agendamento dos encontros da CoP Virtual através do aplicativo Google Meet. De encontro ao domínio de interesse da comunidade, a Teoria do professor reflexivo, os sete professores que participaram da comunidade realizaram a leitura prévia e individual do livro intitulado “Professores reflexivos em uma escola reflexiva”. Em cada encontro, as temáticas da obra foram pauta das discussões entre os participantes. O corpus de dados coletados contemplou as transcrições dos quatro encontros virtuais, as respostas do questionário e os relatos das entrevistas individuais. A metodologia de análise aplicada foi a Análise Textual Discursiva. Para tanto, foram criadas categorias e unidades de análise para exploração do metatexto sob a perspectiva da reflexão docente coletiva e de dois tipos de Ambiência Docente: Positiva e (Trans) formadora. Os resultados encontrados sugerem que, quando bem cultivada, uma CoP Virtual pode se tornar um espaço favorável a reflexão docente coletiva, assim como para o desenvolvimento das ambiências supracitadas. Nesse sentido, foram descritos os principais eixos necessários para o cultivo e manutenção de CoP Virtuais na área da educação básica, com enfoque em uma gestão holística desde a sua formação. Com isso, espera-se estimular a interconexão docente a partir do cultivo de uma CoP Virtual. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 15.2 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade de Prática Virtual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática reflexiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiência docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
| Título: dc.title | Jornada Reflexiva: o planner | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons