Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Jardim, Maria Helena Cautiero Horta | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Roberta Greco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-10T14:20:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-10T14:20:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | maria_helena.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000244 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste recurso vamos tratar de forma intuitiva, simples e visual os princípios uma importante e significativa teoria da matemática discreta: teoria dos grafos. Uma pequena variedade de conceitos de grafos é suficientemente simples para serem propostos para alunos do ensino básico. Abordamos na perspectiva da inclusão na educação básica, onde muitos tópicos curriculares estão fortemente relacionados aos alunos, ambientes e questões da vida cotidiana, sendo teoria utilizada para o desenvolvimento de técnicas inovadoras aplicáveis nas mais diversas áreas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1070 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | grafos | pt_BR |
Título: dc.title | Abordagem Didática: mediação pedagógica aliada ao uso da tecnologia para Grafos e os caminhos da sustentabilidade. A teoria dos grafos, na perspectiva de sua inclusão na educação básica, | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
maria_helena.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000244/2/maria_helena.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons