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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MAIOR NETO, José Natal Souto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-10T14:16:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-10T14:16:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação José Natal | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000242 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo principal a construção de uma prática pedagógica voltada ao estímulo da consciência histórica, por meio da elaboração de uma animação sobre a Eneida, de Virgílio, e da promoção de reflexões capazes de levar o alunado a repensar a História Antiga sob a perspectiva de uma cultura mediterrânea, e não exclusivamente europeia. Através da abordagem do confronto entre Roma e Cartago, que sublinham a narrativa poética, buscamos explorar, com base nos estudos das representações sociais, as formas pelas quais essas sociedades são figuradas no poema épico e como essas imagens se relacionam com o contexto político e ideológico da Roma augustana. A escolha pelo Mediterrâneo antigo como chave de leitura dialoga com as renovadas abordagens da História Antiga, que ultrapassam as fronteiras político-culturais tradicionais e buscam evidenciar as interações, conflitos e circularidades entre os diversos povos e culturas da região. Partimos da constatação de que os estudos clássicos no Brasil possuem uma trajetória fortemente marcada pela valorização das produções greco- romanas, frequentemente associadas a um ideal civilizatório europeu que serviu, historicamente, à formação das elites letradas. Esse viés consolidou um ensino de História Antiga que reforça estereótipos e promove apagamentos, sobretudo no que tange a povos africanos e orientais. Apesar das transformações curriculares em curso, tais permanências ainda estruturam os conteúdos escolares, mantendo o predomínio das chamadas “sociedades clássicas”. Frente a esse cenário, propomos uma abordagem pedagógica que tensiona e subverte o cânone, utilizando uma fonte romana para refletir criticamente sobre Cartago e suas representações. Através do trabalho com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, promovemos uma experiência didática que envolveu a leitura da nossa produção de uma adaptação textual do Livro I da obra de Virgílio, a análise crítica de seus elementos simbólicos e a produção coletiva de roteiros e storyboards, culminando na elaboração de uma animação digital. Esse processo, mediado pelo trabalho docente e pelo protagonismo estudantil, permitiu que os(as) discentes reinterpretassem a narrativa virgiliana a partir de seus olhares e vozes, resultando em (novas)leituras de um clássico antigo. Dessa forma, a pesquisa inscreve-se em uma proposta de subversão curricular e de transgressão criativa dos clássicos, ao utilizar o espaço dedicado ao estudo da Roma Antiga para refletir sobre Cartago e o Mediterrâneo antigo, partindo do princípio de alteridade para deslocar nosso olhar sobre o passado e abrir espaço para outras histórias e representações no ensino escolar de História Antiga. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10,7 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História Antiga | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartago | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Eneida | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Representações | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Animação digital | pt_BR |
| Título: dc.title | TRANSGREDINDO O CLÁSSICO: DA SUBVERSÃO CURRICULAR À ENEIDA REPRESENTADA E ANIMADA COM O 6º ANO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO. MAIOR NETO. VERSAO FINAL 2025.pdf | 10,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000242/2/DISSERTAÇÃO. MAIOR NETO. VERSAO FINAL 2025.pdfDownload |
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