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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Amanda de Oliveira Batista | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-06T16:34:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-06T16:34:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | AMANDA DE OLIVEIRA BATISTA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000212 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar as potencialidades do desenhar como linguagem que se relaciona ao Ensino de História. Criar estratégias que visem proporcionar experiências didáticas significativas para os estudantes é um desafio no cotidiano dos professores. Partindo de uma reflexão sobre a minha trajetória percebi diversas interseções entre a História e as Artes em minha formação e atuação enquanto estudante e professora. Assim, a partir de inquietações especialmente no que diz respeito à metodologia e o uso de linguagens diversificadas no ensino de História, me propus a refletir sobre o potencial do desenhar como base para propostas de práticas pedagógicas que favoreçam o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos relacionados a essa disciplina. Esta pesquisa está dividida em duas partes. Na primeira, busquei articular um diálogo entre autores do campo do Ensino de História, Artes e Pedagogia. Autores como Caimi e Seffner trouxeram reflexões relativas aos múltiplos saberes que perpassam a atuação docente no Ensino de História, bem como a importância da mobilização de linguagens diversificadas em sala de aula. No campo da arte, autores como Barbosa e Albano nos auxiliaram nas reflexões acerca do desenho na educação escolar. Olivares e Calbó também entraram no diálogo construído entre os autores a partir da abordagem do desenho como recurso didático. Por fim, Freire compõe a conversa trazendo a perspectiva do estudante como sujeito autônomo na sala de aula. Partindo de um entrelaçamento entre essas ideias foram elaboradas cinco categorias de análise de trabalhos envolvendo práticas que tiveram o desenhar como base realizadas entre 2017 e 2024: sensibilização e aproximação estética, narrativa de eventos cronológicos, elaboração de conceitos, mobilização de conceitos e categorias históricas e desenvolvimento de imaginação histórica. Essas categorias foram organizadas pensando nos meus objetivos enquanto docente ao elaborar cada proposta. Na segunda parte do trabalho apresento o relato de uma experiência didática pensada e executada em três turmas de 7ºs Anos do Ensino Fundamental no ano de 2022 com a finalidade de ser objeto de análise neste trabalho. A proposta realizada pelos estudantes consistiu na elaboração de uma releitura de obras do Renascimento Artístico que agregassem em sua produção elementos de obras audiovisuais da atualidade. As possibilidades didáticas de ampliar os repertórios de atividades utilizando o desenhar são múltiplas e proporcionam oportunidades singulares de deslocar o protagonismo da sala de aula para os estudantes a partir de produções que instigam o pensamento criativo, o desenvolvimento da autonomia e a valorização da práxis. A análise dos trabalhos dos estudantes considerando as categorias que foram construídas ao longo da pesquisa apresentaram evidências do seu processo de aprendizagem através do desenhar, tais como a elaboração de conceitos históricos e sua relação com elementos culturais da atualidade através da produção de releitura. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 15kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagens | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenhar | pt_BR |
| Título: dc.title | O DESENHAR COMO LINGUAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE RELEITURAS DO RENASCIMENTO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | trabalho de conclusão | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| AMANDA DE OLIVEIRA BATISTA.pdf | dissertação | 14,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000212/1/AMANDA DE OLIVEIRA BATISTA.pdfDownload |
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