Do Digital ao Humano: Inteligência Artificial, Metodologias Ativas e o Cérebro que aprende

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtual-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Vitória Régia Feitosa Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorLôbo, Ítalo Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Adilson Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-04T17:05:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-04T17:05:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
identificador: dc.identifier.otherDo Digital ao Humano-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000156-
Resumo: dc.description.abstractEm um cenário educacional em constante transformação, marcado pela presença crescente da tecnologia e pela necessidade urgente de reduzir desigualdades, surge a demanda por um novo olhar sobre os processos de ensino e aprendizagem. Este livro, intitulado Do Digital ao Humano: Inteligência Artificial, Metodologias Ativas e o Cérebro que aprende, é resultado de uma reflexão profunda sobre os desafios contemporâneos da educação e as possibilidades que emergem da integração entre inovação tecnológica, práticas pedagógicas ativas e os avanços das ciências cognitivas. A obra está organizada em cinco capítulos que se entrelaçam para oferecer ao leitor uma visão abrangente, crítica e propositiva sobre o uso da tecnologia e das metodologias inovadoras em prol de uma educação mais inclusiva, significativa e eficiente. O primeiro capítulo explora a inteligência artificial na educação como uma ferramenta promissora para personalizar o ensino e reduzir desigualdades no rendimento escolar, ao mesmo tempo em que levanta questões éticas e pedagógicas importantes sobre seu uso. No segundo capítulo, o foco recai sobre a qualidade na educação e o uso das metodologias ativas, analisando como essas abordagens podem promover o protagonismo do aluno, a aprendizagem significativa e o engajamento nas salas de aula do século XXI. O terceiro capítulo discute a gestão escolar diante dos desafios da evasão e abandono escolar, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA), refletindo sobre estratégias que visem à permanência e ao pertencimento dos estudantes nesse contexto. O quarto capítulo apresenta um panorama da evolução e das características dos ambientes e-learning, abordando suas potencialidades, limitações e implicações para o planejamento pedagógico em tempos de ensino híbrido e educação remota. Por fim, o quinto capítulo aprofunda o diálogo entre neurociência e integração tecnológica, analisando como o entendimento sobre o funcionamento cerebral pode subsidiar a construção de práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas aos processos naturais de aprendizagem.-
Tamanho: dc.format.extent1818-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionados-
Palavras-chave: dc.subjectInteração entre aprendizagem cotidiana e escolar-
Título: dc.titleDo Digital ao Humano: Inteligência Artificial, Metodologias Ativas e o Cérebro que aprende-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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