Educar no Presente, Pensar o Futuro: Tecnologia, Democracia e Aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBastos, Viviani Cordeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorPerdigão, Raphael Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Adna Miriã da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-04T15:18:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-04T15:18:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
identificador: dc.identifier.otherEducar no Presente, Pensar o Futuropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000152-
Resumo: dc.description.abstractVivemos um momento singular da história da educação. As transformações tecnológicas, sociais e políticas do século XXI impõem à escola novos desafios e oportunidades. A inteligência artificial, o ensino a distância, o design instrucional digital e as tensões entre inclusão e desigualdade educacional emergem como temas centrais no debate contemporâneo. Frente a esse cenário, este livro propõe uma reflexão profunda e atualizada sobre os caminhos possíveis para uma educação mais justa, democrática e eficaz. Em cinco capítulos interconectados, o leitor é convidado a percorrer temas fundamentais que moldam o presente e apontam para o futuro da educação. No Capítulo 1, Educação Inteligente, discutimos como a inteligência artificial pode personalizar o ensino e tornar a aprendizagem mais significativa, sem perder de vista os riscos éticos e os limites dessa automação. No Capítulo 2, A Tríade Educação, Escola e Democracia, investigamos o papel das instituições educacionais como espaços de formação crítica e cidadã, abordando a importância de um sistema educacional que contribua para a construção de uma sociedade igualitária. O Capítulo 3, O Papel da Tecnologia no Design Instrucional, mergulha nas possibilidades e nas tensões envolvidas na incorporação de recursos digitais ao planejamento pedagógico, incluindo os desafios técnicos, éticos e metodológicos dessa integração. No Capítulo 4, A Inclusão Digital e os Desafios Enfrentados na Educação a Distância, analisamos os obstáculos ainda presentes na democratização do acesso às tecnologias educacionais, em especial no contexto da EAD, onde desigualdades estruturais se manifestam com maior intensidade. Por fim, o Capítulo 5, Educação a Distância: Desenvolvimento e Impacto da EAD, oferece um panorama histórico e analítico sobre a evolução da modalidade no Brasil e no mundo, avaliando suas contribuições, limites e potencial transformador.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1647pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade na educaçãopt_BR
Título: dc.titleEducar no Presente, Pensar o Futuro: Tecnologia, Democracia e Aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons