
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bastos, Viviani Cordeiro | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Perdigão, Raphael Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Adna Miriã da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-04T15:18:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-04T15:18:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educar no Presente, Pensar o Futuro | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000152 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Vivemos um momento singular da história da educação. As transformações tecnológicas, sociais e políticas do século XXI impõem à escola novos desafios e oportunidades. A inteligência artificial, o ensino a distância, o design instrucional digital e as tensões entre inclusão e desigualdade educacional emergem como temas centrais no debate contemporâneo. Frente a esse cenário, este livro propõe uma reflexão profunda e atualizada sobre os caminhos possíveis para uma educação mais justa, democrática e eficaz. Em cinco capítulos interconectados, o leitor é convidado a percorrer temas fundamentais que moldam o presente e apontam para o futuro da educação. No Capítulo 1, Educação Inteligente, discutimos como a inteligência artificial pode personalizar o ensino e tornar a aprendizagem mais significativa, sem perder de vista os riscos éticos e os limites dessa automação. No Capítulo 2, A Tríade Educação, Escola e Democracia, investigamos o papel das instituições educacionais como espaços de formação crítica e cidadã, abordando a importância de um sistema educacional que contribua para a construção de uma sociedade igualitária. O Capítulo 3, O Papel da Tecnologia no Design Instrucional, mergulha nas possibilidades e nas tensões envolvidas na incorporação de recursos digitais ao planejamento pedagógico, incluindo os desafios técnicos, éticos e metodológicos dessa integração. No Capítulo 4, A Inclusão Digital e os Desafios Enfrentados na Educação a Distância, analisamos os obstáculos ainda presentes na democratização do acesso às tecnologias educacionais, em especial no contexto da EAD, onde desigualdades estruturais se manifestam com maior intensidade. Por fim, o Capítulo 5, Educação a Distância: Desenvolvimento e Impacto da EAD, oferece um panorama histórico e analítico sobre a evolução da modalidade no Brasil e no mundo, avaliando suas contribuições, limites e potencial transformador. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1647 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Liberdade na educação | pt_BR |
| Título: dc.title | Educar no Presente, Pensar o Futuro: Tecnologia, Democracia e Aprendizagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Educar no Presente, Pensar o Futuro.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000152/2/Educar no Presente, Pensar o Futuro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons