Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Kally Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maria Leonila Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-04T11:33:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-04T11:33:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1770 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000148 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Ao propor a abordagem da Educação Ambiental, a ideia é promover uma percepção do meio em que se vive, de forma a haver conscientização e participação coletiva no que diz respeito ao ambiente e a tudo que ele permite observar. Este trabalho teve como objetivo apresentar a elaboração de uma trilha interpretativa no Parque Natural Municipal Serra dos Parecis, localizado no município de Guajará-Mirim, no oeste do estado de Rondônia, como ferramenta pedagógica para o ensino de Biologia e Educação Ambiental. Sugeriu-se um roteiro de observação ambiental para demonstrar o potencial dos pontos interpretativos que contemplam conteúdos do currículo de Biologia para estudantes do Ensino Médio. A metodologia contou com análise de informações disponíveis sobre o parque e sua ocupação, visitas ao local para definição dos pontos, estudo da elaboração de trilhas interpretativas e definição dos conteúdos que poderiam ser abordados durante a trilha. Foram selecionados 11 pontos interpretativos, nos quais foi possível explorar as temáticas desejadas, principalmente dentro da biologia. Identificaram-se também possíveis pontos com função de descanso e alimentação. Esses pontos compreendem os aspectos bióticos (flora e fauna), abióticos (água e luz) e também histórico-culturais. Ao final, obteve-se uma trilha considerada de fácil execução, com extensão aproximada de 300 metros e elaborada para ser realizada com a presença de um guia que auxilie na interpretação do ambiente e na construção de conhecimento pelos participantes. | - |
Descrição: dc.description | When proposing the Environmental Education approach, the idea is to promote a perception of the environment in which we live so that there is awareness and collective participation about the environment and everything it allows us to observe. This work aimed to present the development of an interpretative trail in the Serra dos Parecis Municipal Natural Park, located in the municipality of Guajará-Mirim, in the west of the state of Rondônia, as a pedagogical tool for teaching Biology and Environmental Education. An environmental observation script was suggested to demonstrate the potential of interpretative points, including content from the Biology curriculum for high school students. The methodology included analysis of available information about the park and its occupation, visits to the site to define points, study of the development of interpretive trails, and definition of content that could be covered during the trail. Eleven interpretative points were selected, making exploring the desired themes possible, mainly within biology. Possible points with rest and eating functions were also identified. These points include biotic (flora and fauna), abiotic (water and light), and historical-cultural aspects. In the end, a trail considered easy to follow was obtained, with an approximate length of 300 meters, and designed to be carried out with a guide who helps interpret the environment and the construction of knowledge by the participants. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Guajará-Mirim | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas alternativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternative tools | - |
Título: dc.title | Uso da ferramenta trilha interpretativa para promover educação ambiental na Serra dos Parecis em Guajará-Mirim/RO | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: