Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES, IZABELLA CAPUCHO CELLIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Sabrine Lino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cid, Eduardo Fausto Kuster | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-04T13:24:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-04T13:24:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_Solo_Saber_Práticas_Educativas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000135 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O município de Brejetuba/ES tem enfrentado dificuldades quanto ao interesse pela educação por parte dos estudantes, sobretudo em decorrência do trabalho nas lavouras de café arábica. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo a investigação acerca da percepção que os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Castelo possuem sobre a cultura do café, sobre a educação e sobre o ambiente. Portanto, essa pesquisa justificou-se pela contribuição que poderá exercer no processo de ressignificação da educação para esses estudantes e porque almeja colaborar para a mudança de atitude no que se refere à relação daquela comunidade com o meio natural. A metodologia de pesquisa empregada foi a pesquisa participativa do tipo intervenção, na qual se utilizou como instrumentos de coleta de dados e diários de campo com observações da pesquisadora, com os estudantes das turmas de Ensino Médio em Tempo Integral da escola supracitada. Diante dessa realidade, foi desenvolvida uma proposta interventiva através de uma exposição, onde enfatizou-se como a pedagogia históricocrítica e a formação crítica-humanística pode ressignificar a percepção sobre o ambiente e sobre a importância da educação como instrumento de transformação social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 43.2KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação transformadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pertencimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção cafeeira | pt_BR |
Título: dc.title | DO SOLO AO SABER: Práticas Educativas para Florescer Pertencimento E Transformação Social nas Terras do Café | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_Solo_Saber_Práticas_Educativas.pdf | 44,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000135/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Solo_Saber_Práticas_Educativas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons