DO SOLO AO SABER: Práticas Educativas para Florescer Pertencimento E Transformação Social nas Terras do Café

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, IZABELLA CAPUCHO CELLIA-
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Sabrine Lino-
Autor(es): dc.contributor.authorCid, Eduardo Fausto Kuster-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-04T13:24:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-04T13:24:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-12-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Solo_Saber_Práticas_Educativaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000135-
Resumo: dc.description.abstractO município de Brejetuba/ES tem enfrentado dificuldades quanto ao interesse pela educação por parte dos estudantes, sobretudo em decorrência do trabalho nas lavouras de café arábica. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo a investigação acerca da percepção que os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Castelo possuem sobre a cultura do café, sobre a educação e sobre o ambiente. Portanto, essa pesquisa justificou-se pela contribuição que poderá exercer no processo de ressignificação da educação para esses estudantes e porque almeja colaborar para a mudança de atitude no que se refere à relação daquela comunidade com o meio natural. A metodologia de pesquisa empregada foi a pesquisa participativa do tipo intervenção, na qual se utilizou como instrumentos de coleta de dados e diários de campo com observações da pesquisadora, com os estudantes das turmas de Ensino Médio em Tempo Integral da escola supracitada. Diante dessa realidade, foi desenvolvida uma proposta interventiva através de uma exposição, onde enfatizou-se como a pedagogia históricocrítica e a formação crítica-humanística pode ressignificar a percepção sobre o ambiente e sobre a importância da educação como instrumento de transformação social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent43.2KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação transformadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPertencimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução cafeeirapt_BR
Título: dc.titleDO SOLO AO SABER: Práticas Educativas para Florescer Pertencimento E Transformação Social nas Terras do Cafépt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons