
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sousa, Pedro Henrique Toledo de Oliveira, 1995- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Estatística e Ciência de Dados | - |
| Autor(es): dc.creator | Aquino, Vinicius Gabriel de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/98147 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/98147 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Pedro Henrique Toledo de Oliveira Sousa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Estatística | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudou analisou o impacto causal da construção da Estação São Paulo-Morumbi no público do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, nos jogos mandados pelo São Paulo Futebol Clube durante o Campeonato Paulista entre 2015 e 2024. Foi feita uma revisão literária dos conflitos sociais acerca da construção de uma Estação de Metrô em uma das regiões mais nobres de São Paulo, além de um levantamento prévio acerca da literatura dos públicos nos estádios, bem como uma revisão sobre os métodos estatísticos utilizados. O estudo se valeu do método diferenças nas diferenças e concluiu que a construção da Estação teve um efeito causal positivo no público do Morumbi, possibilitando que nos últimos 5 anos cerca de 350 mil torcedores pudessem ter acessado o estádio | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transporte urbano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metrô | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estatística matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estadios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | São Paulo, Região Metropolitana de (SP) | - |
| Título: dc.title | Métodos de inferência causal aplicados ao contexto de mobilidade urbana | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: