Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lucambio Pérez, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Estatística e Ciência de Dados | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Bruno Faria de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:54:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:54:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/98125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/98125 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Fernando Lucambio Pérez | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Estatística | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo tem como objetivo explorar os determinantes da inadimplência no Brasil, com base na literatura sobre testes de estresse para seleção de variáveis e na utilização de dados fornecidos pelo Banco Central do Brasil. O processo de ajuste dos dados foi conduzido visando à aplicação de um modelo de regressão para séries temporais. Os resultados preliminares apontam que variáveis como o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), o spread bancário, o custo do crédito, a taxa de desocupação, a dívida líquida do setor público como proporção do PIB, a taxa de juros de longo prazo e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) desempenham um papel relevante na explicação e previsão da inadimplência no país, tanto no segmento de pessoas físicas quanto no de pessoas jurídicas | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study aims to explore the determinants of default in Brazil, drawing on the literature on stress testing for variable selection and utilizing data provided by the Central Bank of Brazil. The data adjustment process was conducted to enable the application of a regression model for time series analysis. Preliminary results indicate that variables such as the General Price Index – Internal Availability (IGP-DI), banking spread, credit cost, unemployment rate, public sector net debt as a percentage of GDP, long-term interest rate, and the Central Bank’s Economic Activity Index (IBC-Br) play a significant role in explaining and forecasting default rates in the country, both for individuals and corporate entities | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inadimplência (Finanças) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de séries temporais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analise de regressão | - |
Título: dc.title | Predição da Inadimplência com Séries Temporais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: