Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Fernando de Camargo, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Travieso Pérez, Sofía | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/98114 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/98114 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fernando de Camargo Passos | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho teve como objetivo fazer uma comparação das diferentes técnicas de enriquecimento ambiental utilizadas atualmente em quatro grupos diferentes de aves: Psittaciformes, Galliformes, Anseriformes e Aves de Rapina. Esses grupos dão uma visão geral dos diferentes tipos de enriquecimentos utilizados em uma variedade de habitats e as diferentes necessidades a serem cumpridas para atingir o bem-estar das aves em seus recintos. Para isto foi feita uma revisão bibliográfica, analisando 31 artigos sobre enriquecimento ambiental e 82 vídeos da plataforma YouTube referentes aos cuidados dados por 25 instituições diferentes das aves nos seus recintos. A plataforma do Youtube deu uma visão clara do interesse do público em geral sem uma ênfase acadêmica. Após a coleta de informação foi feita uma comparação entre essas duas fontes, observando as diferenças e semelhanças entre ambas. Observou-se uma clara preferência em ambas as fontes pelos Psittaciformes, uma vez que as aves desse grupo se destacam pela sua capacidade de respostas a diferentes situações e assim como pelas cores chamativas. Em segundo lugar temos tanto os Anseriformes e os Galliformes, que possuem uma grande quantidade de artigos com o foco específico de reprodução para consumo. As aves de rapina em geral possuíam a menor quantidade de pesquisas e a menor quantidade de foco por parte do público em geral. O mundo do enriquecimento ambiental focado nas aves ainda é consideravelmente limitado e é preciso mais pesquisas em áreas mais abrangentes | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study compares the different environmental enrichment techniques currently used in four different groups of birds: Psittaciformes, Galliformes, Anseriformes and Birds of Prey. These groups give an overview of the different types of enrichments used in a variety of habitats and the different needs that must be met to achieve the well-being of birds in their enclosures. For this, a bibliographic review was carried out, analyzing 31 articles on environmental enrichment and 82 videos from the YouTube platform regarding the care given by 25 different institutions to birds in their enclosures. The YouTube platform gave a clear view of the public interest without an academic emphasis. After collecting information, a comparison was made between these two sources. A clear preference was observed in both sources for the Psittaciformes, since the birds of this group stand out for their ability to respond to different situations as well as for their striking colors. In second place, we have both Anseriformes and Galliformes, which have many articles with a specific focus on reproduction for consumption. Birds of prey in general had the least amount of research and the least amount of focus from the public. The world of bird-focused environmental enrichment is still considerably limited, and more research is needed in broader areas | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aves | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animais silvestres em cativeiro | - |
Título: dc.title | Análise comparativa de técnicas de enriquecimento ambiental para aves em cativeiro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: