Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Juliana Crespo, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Roncaglio, Jupira Tarimá de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:54:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:54:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/98084 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/98084 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Drª. Juliana Crespo Lopes | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho investiga os fatores que influenciam a permanência de trabalhadores-estudantes no ensino superior, com foco no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por meio de uma abordagem mista, que inclui relatos autobiográficos, dados coletados junto a 82 estudantes e revisão bibliográfica, são explorados desafios como a conciliação entre trabalho e estudo, a sobrecarga física e mental, e as barreiras financeiras. Os resultados evidenciam a limitação de participação acadêmica devido a jornadas extensas, deslocamentos e horários inflexíveis, além de apontarem para a necessidade de políticas institucionais que promovam flexibilização curricular, apoio financeiro e suporte psicossocial. Este estudo busca fomentar debates sobre a inclusão e a equidade no ensino superior, contribuindo para a reflexão sobre medidas que assegurem a permanência e o aproveitamento pleno desses estudantes | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study investigates the factors influencing the retention of working students in higher education, focusing on the Pedagogy program at the Federal University of Paraná (UFPR). Using a mixed approach that includes autobiographical accounts, data collected from 82 students, and a literature review, the research explores challenges such as balancing work and study, physical and mental overload, and financial barriers. The results highlight limited academic participation due to long working hours, commuting, and inflexible schedules, while emphasizing the need for institutional policies that promote curriculum flexibility, financial support, and psychosocial assistance. This study aims to foster discussions on inclusion and equity in higher education, contributing to reflections on measures that ensure the retention and full engagement of these students | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores-estudantes | - |
Título: dc.title | Impactos do trabalho na formação docente : um estudo no curso de pedagogia na da UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: