Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Belotto, José Carlos Assunção | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Gheysa Caroline | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Ken Flávio Ono | - |
Autor(es): dc.creator | Nakamori, Silvana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:36:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:36:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/98048 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/98048 | - |
Descrição: dc.description | O Manual do Ciclista da UFPR – 3ª edição é uma publicação do Programa Ciclovida que busca promover a mobilidade urbana sustentável por meio do uso da bicicleta como meio de transporte, lazer, esporte e turismo. Reunindo orientações práticas sobre tipos de bicicletas, ajustes, postura, manutenção e equipamentos de segurança, além de informações sobre infraestrutura cicloviária, legislação e cuidados no trânsito, o manual também apresenta ferramentas de apoio, como o simulador do Ciclovida, e divulga as ações de extensão que articulam ensino, pesquisa e comunidade. Mais do que um guia técnico, a obra se consolida como instrumento educativo e cultural, incentivando a adoção da bicicleta como ferramenta de transformação urbana, inclusão social e sustentabilidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Setor de Tecnologia da UFPR | - |
Relação: dc.relation | 3° EDIÇÃO; | - |
Palavras-chave: dc.subject | BICICLETA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manual do ciclista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa CICLOVIDA | - |
Palavras-chave: dc.subject | UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade Urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade Ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclomobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte ativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do ciclista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infraestrutura cicloviária | - |
Título: dc.title | CICLOVIDA: pedalando na cidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: