
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Projeto de Extensão Talento sem Fronteiras | - |
| Autor(es): dc.creator | Baldissera, Jordana | - |
| Autor(es): dc.creator | Pontes, Luísa Marques | - |
| Autor(es): dc.creator | Bogoni, André | - |
| Autor(es): dc.creator | Forni, Davi Dullius | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Sara de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariano, André Bellin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/98039 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/98039 | - |
| Descrição: dc.description | A leitura é uma prática transformadora que vai além do simples consumo de palavras impressas. Ela estabelece uma ponte entre o leitor e o conhecimento, estimula a reflexão crítica e oferece uma jornada profunda de autodescoberta. Ao proporcionar o contato com diferentes realidades, perspectivas e ideias, a leitura desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais fundamentais para o crescimento pessoal e o sucesso profissional. Ela amplia o vocabulário, fortalece a capacidade argumentativa, aprimora a empatia e fortalece a resiliência emocional. Desde os primeiros contatos com livros na infância, geralmente incentivados por pais ou professores, até as leituras especializadas da vida adulta, essa prática molda a maneira como as pessoas compreendem o mundo. Ferramentas digitais como o Kindle e os audiolivros tornaram o acesso à leitura mais democrático, possibilitando que diferentes públicos possam se beneficiar dessa prática, mesmo com rotinas intensas ou dificuldades de acesso a bibliotecas físicas. Ler é também um exercício de foco e disciplina. Ao se envolver com narrativas e personagens, o leitor desenvolve empatia e habilidades socioemocionais importantes para a convivência e a liderança. Este Recurso Educacional Aberto foi concebido com o propósito de valorizar e disseminar os múltiplos benefícios da leitura. O material visa incentivar o hábito da leitura entre estudantes e profissi-onais, integrando saberes e experiências que promovam o aprendizado contínuo, o autoconhecimento e o fortalecimento das habi-lidades socioemocionais. | - |
| Formato: dc.format | 16 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Recurso Educaciona Aberto produzido no projeto Talento sem Fronteiras ligado ao grupo i9UFPR - Ecossistema de Inovação através da metodologia Iniciativa Startup Experience da Universidade Federal do Paraná. | - |
| Relação: dc.relation | REA-TSF;0006 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | A leitura é uma prática transformadora que vai além do simples consumo de palavras impressas. Ela estabelece uma ponte entre o leitor e o conhecimento, estimula a reflexão crítica e oferece uma jornada profunda de autodescoberta. Ao proporcionar o contato com diferentes realidades, perspectivas e ideias, a leitura desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais fundamentais para o crescimento pessoal e o sucesso profissional. Ela amplia o vocabulário, fortalece a capacidade argumentativa, aprimora a empatia e fortalece a resiliência emocional. Desde os primeiros contatos com livros na infância, geralmente incentivados por pais ou professores, até as leituras especializadas da vida adulta, essa prática molda a maneira como as pessoas compreendem o mundo. Ferramentas digitais como o Kindle e os audiolivros tornaram o acesso à leitura mais democrático, possibilitando que diferentes públicos possam se beneficiar dessa prática, mesmo com rotinas intensas ou dificuldades de acesso a bibliotecas físicas. Ler é também um exercício de foco e disciplina. Ao se envolver com narrativas e personagens, o leitor desenvolve empatia e habilidades socioemocionais importantes para a convivência e a liderança. Este Recurso Educacional Aberto foi concebido com o propósito de valorizar e disseminar os múltiplos benefícios da leitura. O material visa incentivar o hábito da leitura entre estudantes e profissi-onais, integrando saberes e experiências que promovam o aprendizado contínuo, o autoconhecimento e o fortalecimento das habi-lidades socioemocionais. | - |
| Título: dc.title | O IMPACTO DA LEITURA Dicas e aprendizados para leitores | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: