Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mocellin, Ronei Clécio, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Autor(es): dc.creator | Weffort, Patrícia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/98020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/98020 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Ronei Clécio Mocellin | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 30/06/2025 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Filosofia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo repensar a forma como estuda-se os objetos técnicos no mundo contemporâneo, em especial os smartphones. Propõe-se uma abordagem filosófica que transcende sua funcionalidade, explorando sua complexidade técnica e material, fundamentada na filosofia Gilbert Simondon e em outros pensadores contemporâneos que analisam a técnica e a materialidade dos smartphones. Defende-se que essa mudança seja efetivada no ensino médio, visando uma formação técnica, humanística e sustentável, que vá além da análise usual da tecnologia, compreendendo a técnica enquanto produção humana e, portanto, parte da cultura. Promovendo uma formação mais consciente e integrada aos desafios do antropoceno, fomentando uma visão crítica sobre a materialidade dos smartphones, seus padrões de consumo e sustentabilidade e buscando superar a dicotomia entre cultura técnica e humanística. Nesta perspectiva, os smartphones são compreendidos como uma estrutura complexa, resultante da articulação entre natureza, técnica e cultura, destacando a necessidade de compreender os modos de existência dos materiais que os compõem — desde a extração de recursos naturais até seu uso e descarte — evidenciando os impactos sociais, ambientais, éticos, geopolíticos e econômicos que atravessam esses processos. Dessa forma, esta tese busca contribuir para a construção de um novo paradigma educacional e filosófico, capaz de reconciliar o ser humano com a técnica e a natureza, promovendo práticas mais conscientes e sustentáveis no uso e na criação de tecnologias | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to rethink the way we study technical objects in the contemporary world, particularly smartphones. We propose a philosophical approach that goes beyond their functionality, exploring their technical and material complexity, grounded in the philosophy of Gilbert Simondon and other contemporary thinkers who analyze the technique and materiality of smartphones. We advocate for this change to be implemented in high school education, aiming at a technical, humanistic, and sustainable formation that goes beyond the usual analysis of technology, understanding technique as a human production and, therefore, as part of culture.This approach promotes a more conscious education, integrated with the challenges of the Anthropocene, fostering a critical view of the materiality of smartphones, their consumption patterns, and their sustainability, while seeking to overcome the dichotomy between technical and humanistic culture. From this perspective, smartphones are understood as complex structures resulting from the articulation between nature, technique, and culture, emphasizing the need to understand the modes of existence of the materials that compose them — from the extraction of natural resources to their use and disposal — revealing the social, environmental, ethical, geopolitical, and economic impacts that permeate these processes. In this way, this thesis aims to contribute to the construction of a new educational and philosophical paradigm, capable of reconciling human beings with technology and nature, promoting more conscious and sustainable practices in the use and creation of technologies | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Smartphones | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Título: dc.title | O smartphone em um laboratório filosófico : da técnica à materialidade, uma investigação para uma formação humanística, técnica e sustentável | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: