
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lima, Lecticia Crenciglova Xavier | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribas, Isabela Felizardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lucas Vidal | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreno, Ana Letícia Busto | - |
| Autor(es): dc.creator | Wu, Vivian | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Pamela Henrique da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariano, André Bellin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/98018 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/98018 | - |
| Descrição: dc.description | Este Recurso Educacional Aberto (REA) apresenta estratégias e ações para a organização de postagens científicas nas redes sociais, integrando fundamentos teóricos e orientações práticas para ampliar o alcance, a clareza e a credibilidade da divulgação científica. Considerando o papel crescente das mídias digitais no compartilhamento de conhecimento, especialmente após a pandemia da COVID-19, o material destaca a importância de um planejamento cuidadoso que contemple definição de objetivos, escolha de formatos, adequação da linguagem e identidade visual consistente. A partir de revisão de literatura, evidencia-se que redes como Instagram, LinkedIn e Facebook oferecem potencial de engajamento diversificado, enquanto ferramentas como Canva, CapCut e recursos de inteligência artificial auxiliam na padronização estética, clareza textual e dinamismo visual. O REA descreve metodologias de produção que incluem padronização de elementos gráficos, criação de cronogramas estratégicos e seleção criteriosa de fontes confiáveis, garantindo regularidade e qualidade nas publicações. Destinado a estudantes, professores e comunicadores, o documento também aborda a necessidade de superar barreiras de compreensão por meio de linguagem acessível e recursos visuais, reforçando a responsabilidade ética no combate à desinformação. Ao integrar planejamento editorial, domínio de ferramentas digitais e compreensão das particularidades de cada plataforma, este REA contribui para fortalecer a presença acadêmica nas redes, ampliar o impacto social da ciência e fomentar uma cultura científica mais inclusiva e participativa. | - |
| Formato: dc.format | 16 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | REA-i9UFPR;0002 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica. Redes sociais. | - |
| Título: dc.title | Como organizar uma postagem nas redes sociais para divulgação científica - Da pesquisa ao público: práticas inovadoras de comunicação científica para engajar e informar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: