Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Carlos Eurico Galvão, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Larissa Sebastiana Ribeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97994 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97994 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Carlos Eurico Galvão Rosa | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo aborda o uso do jogo tradicional africano Mancala como ferramenta pedagógica interdisciplinar no Ensino Fundamental - Anos Finais. O Mancala, um jogo milenar de raciocínio lógico, foi utilizado para integrar conteúdos de Matemática, História e Geografia, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta pedagógica deste trabalho destaca a aplicabilidade do jogo para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a análise estratégica, a resolução de problemas e a valorização da diversidade cultural. A metodologia da presente pesquisa inclui a contextualização histórica do Mancala como patrimônio cultural africano, a apresentação de suas regras e uma prática reflexiva, com ênfase em padrões numéricos e estratégias. A avaliação considerou a participação ativa, o uso de estratégias, a aplicação de conceitos matemáticos e a reflexão cultural dos alunos. Os resultados demonstraram que o Mancala promove engajamento, aprendizado significativo e integração entre disciplinas, destacando a importância da ludicidade na educação. Além disso, o estudo reforçou a relevância de reconhecer as contribuições africanas para a ciência e a educação, evidenciando como jogos tradicionais podem ser poderosos instrumentos pedagógicos para fomentar o pensamento crítico e a valorização cultural | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio (Lógica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Africanos | - |
Título: dc.title | Uma proposta do Mancala como jogo didático para a Educação Básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: