Uma proposta do Mancala como jogo didático para a Educação Básica

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Autor(es): dc.contributorRosa, Carlos Eurico Galvão, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorSantos, Larissa Sebastiana Ribeiro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97994-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Carlos Eurico Galvão Rosa-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo aborda o uso do jogo tradicional africano Mancala como ferramenta pedagógica interdisciplinar no Ensino Fundamental - Anos Finais. O Mancala, um jogo milenar de raciocínio lógico, foi utilizado para integrar conteúdos de Matemática, História e Geografia, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta pedagógica deste trabalho destaca a aplicabilidade do jogo para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a análise estratégica, a resolução de problemas e a valorização da diversidade cultural. A metodologia da presente pesquisa inclui a contextualização histórica do Mancala como patrimônio cultural africano, a apresentação de suas regras e uma prática reflexiva, com ênfase em padrões numéricos e estratégias. A avaliação considerou a participação ativa, o uso de estratégias, a aplicação de conceitos matemáticos e a reflexão cultural dos alunos. Os resultados demonstraram que o Mancala promove engajamento, aprendizado significativo e integração entre disciplinas, destacando a importância da ludicidade na educação. Além disso, o estudo reforçou a relevância de reconhecer as contribuições africanas para a ciência e a educação, evidenciando como jogos tradicionais podem ser poderosos instrumentos pedagógicos para fomentar o pensamento crítico e a valorização cultural-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio (Lógica)-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectJogos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectAfricanos-
Título: dc.titleUma proposta do Mancala como jogo didático para a Educação Básica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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