A prática e a percepção da Educação Ambiental na Escola de Ensino Fundamental Inácio de Souza Pires na cidade de Vacaria-RS

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Autor(es): dc.contributorTetto, Alexandre França, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental-
Autor(es): dc.creatorMenin, Renata Amaral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:30:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:30:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97992-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97992-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre França Tetto-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ambiente sempre foi alvo de discussões em reuniões e conferências, pois a preocupação com o aumento da poluição e o lixo gerado pelo mundo está cada vez maior, portanto, isso serviu para estabelecer medidas mitigadoras destes problemas e fazer com que a sociedade tenha consciência em diminuir os impactos causados na natureza. As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização. O ensino fundamental é uma etapa-chave no desenvolvimento da conduta, da consciência social e da solidariedade. Por isso, é importante promover o interesse dos estudantes em conservar e proteger o ambiente durante essa etapa. Com isso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar o entendimento de estudantes, professores e da coordenação da Escola de Ensino Fundamental Inácio de Souza Pires, da cidade de Vacaria-RS, sobre atividades relacionados à educação ambiental. A metodologia deste trabalho foi a aplicação de questionários direcionados à coordenação da escola, professores e estudantes do ensino fundamental, como também algumas atividades lúdicas relacionadas à separação do lixo. Dentro dessa proposta de trabalho, concluiu-se que a educação ambiental vem sendo trabalhada pelos professores em sala de aula e que os coordenadores da escola consideram importante que seus professores trabalhem com mais frequência o tema. Os estudantes apresentam necessidades de aprofundamento teórico do tema e de aperfeiçoamento do trabalho em si, principalmente em seus aspectos mais aplicados. Destaca-se a importância de investimentos na formação contínua de professores, para que as atividades sejam aplicadas com eficiência, dentro e fora das salas de aula, contribuindo assim para a formação de um cidadão com consciência crítica, capaz de interferir no contexto onde está inserido-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The environment has always been the subject of discussions at meetings and conferences, as the concern with the increase in pollution and the waste generated by the world is increasing, therefore, this served to establish mitigating measures for these problems and make society aware of diminish the impacts caused in nature. Environmental issues are increasingly present in the daily life of society, however, it is essential at all levels of educational processes and especially in the early years of schooling. Elementary education is a key stage in the development of conduct, social awareness and solidarity. Therefore, it is important to promote students' interest in conserving and protecting the environment during this stage. Thus, the general objective of this work was to analyze the understanding of students, teachers and the coordination of the Inácio de Souza Pires Elementary School, in the city of Vacaria-RS, about activities related to environmental education. The methodology of this work was the application of questionnaires directed to the coordination of the school, teachers and students of elementary school, as well as some recreational activities related to the separation of garbage. Within this work proposal, it was concluded that environmental education has been worked on by teachers in the classroom and that school coordinators consider it important that their teachers work more frequently on the topic. Students have a need for theoretical deepening of the theme and improvement of the work itself, especially in its most applied aspects. The importance of investments in the continuous training of teachers is highlighted, so that the activities are applied efficiently, inside and outside the classrooms, thus contributing to the formation of a citizen with a critical conscience, capable of interfering in the context where he is inserted-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos sólidos-
Título: dc.titleA prática e a percepção da Educação Ambiental na Escola de Ensino Fundamental Inácio de Souza Pires na cidade de Vacaria-RS-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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