
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Claudia Madruga, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Giuseppe, Aline Di | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97984 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97984 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Claudia Madruga Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/04/2025 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Nesta tese, proponho e desenvolvo o conceito de Fazer Pedagógico Amefricano como uma prática educativa antirracista, utilizando a cartografia (Deleuze & Guattari, 1995) como metodologia para articular minhas experiências pessoais, trajetória docente e os referenciais da intelectualidade negra. O estudo está organizado em três linhas principais que se complementam. Na primeira linha, realizo uma escrita autocartográfica para compreender e expressar minha trajetória enquanto mulher negra e educadora, atravessada por marcadores identitários e sociais desde a infância até a atuação docente. Essa narrativa evidencia a construção de uma didática pautada na intelectualidade amefricana e em práticas antirracistas, ressaltando o lugar da experiência vivida como fundamento para minha ação pedagógica. Na segunda linha, desenvolvo e fundamento o conceito de Fazer Pedagógico Amefricano, articulando a criação de conceitos de Deleuze e Guattari com a noção de Amefricanidade de Lélia Gonzalez (1988). Essa articulação visa propor uma prática educativa situada, ética e comprometida com a transformação social, oferecendo um referencial teórico inovador para a educação antirracista. Na terceira linha, investigo as possibilidades e desafios da implementação da educação antirracista na educação básica, por meio da análise das legislações vigentes, das contribuições de intelectuais negras e das práticas pedagógicas concretas. Apresento exemplos de escolas e educadoras que incorporam o Fazer Pedagógico Amefricano em suas ações, ressaltando a importância da formação docente comprometida com a equidade racial e a valorização da diversidade. Ao longo do texto, destaco a multiplicidade das minhas vivências enquanto mulher, negra, docente, formadora e pesquisadora, produzindo uma cartografia que se apresenta como uma abertura para novas proposições e práticas coletivas. Este estudo visa evidenciar a relevância de práticas pedagógicas que acolhem as especificidades de estudantes de contextos periféricos e que contribuem para a formação de educadores comprometidos com a luta antirracista | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This thesis proposes and develops the concept of Amefrican Pedagogical Practice as an antiracist educational approach, using cartography (Deleuze & Guattari, 1995) as a methodology to articulate my personal experiences, teaching trajectory, and the references of Black intellectuality. The study is organized around three complementary lines. In the first line, I undertake an autocartographic writing to understand and express my trajectory as a Black woman and educator, shaped by identity and social markers from childhood through my teaching career. This narrative highlights the construction of a pedagogy grounded in Amefrican intellectuality and antiracist practices, emphasizing lived experience as the foundation for my pedagogical action. In the second line, I develop and substantiate the concept of Amefrican Pedagogical Practice, articulating Deleuze and Guattari’s concept-creation with Lélia Gonzalez’s notion of Amefricanity (1988). This articulation aims to propose a situated, ethical educational practice committed to social transformation, offering an innovative theoretical framework for antiracist education. In the third line, I investigate the possibilities and challenges of implementing antiracist education in basic education through an analysis of current legislation, contributions from Black intellectuals, and concrete pedagogical practices. I present examples of schools and educators who incorporate Amefrican Pedagogical Practice in their actions, highlighting the importance of teacher training committed to racial equity and diversity appreciation. Throughout the text, I emphasize the multiplicity of my experiences as a Black woman, educator, trainer, and researcher, producing a cartography that opens paths for new propositions and collective practices. This study aims to highlight the relevance of pedagogical practices that embrace the specificities of students from peripheral contexts and contribute to the formation of educators committed to the antiracist struggle | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A construção do fazer pedagógico amefricano como prática antirracista | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: