A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas aulas de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrito, Gláucia da Silva, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCosta, João Emerson da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:52:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:52:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97930-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva Brito-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/07/2025-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Educação-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa insere-se na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (GEPPETE). Tem como temática geral a Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental de um colégio da região central de Curitiba. Como problema de pesquisa, chegamos à seguinte questão: quais são as práticas e os instrumentos que apontam para uma integração das TDIC no currículo de Língua Portuguesa? O objetivo geral é analisar as práticas e os instrumentos utilizados por professores de Língua Portuguesa dos anos finais Ensino Fundamental. Já os objetivos específicos são: verificar a especificação das TDIC na Proposta Pedagógica Curricular e no Projeto Político-Pedagógico do colégio, assim como no currículo de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual do Paraná (CREP); descrever as práticas e os instrumentos utilizados por professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e categorizar as práticas nas quais os instrumentos utilizados sejam TDIC. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo exploratória de natureza interpretativa, de acordo com Bogdan e Biklen (1994) e Gil (2011); os sujeitos escolhidos para participar da pesquisa e responder ao questionário foram os professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, tanto do regime de contratação do processo seletivo simplificado (PSS) quanto do quadro próprio do magistério (QPM). O instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário impresso contendo 16 questões de natureza objetiva e discursiva. A análise de conteúdo será com base nas orientações de Bogdan e Biklen (1994). Os dados revelaram uma realidade já sentida por muitos professores: a tecnologia pode transformar a educação, mas, sem preparo adequado, ela se torna apenas um recurso pouco explorado. Os docentes querem inovar, tornar suas aulas mais envolventes e prepararem os alunos para um mundo digital, mas esbarram na falta de formação continuada e de suporte. Ainda que equipamentos estejam disponíveis, o que realmente faz a diferença é o professor saber como utilizá-los de forma criativa e eficaz. Para que essa integração aconteça de verdade, é essencial ouvir os educadores, entender suas necessidades e oferecer formações que realmente façam sentido no dia a dia da escola. Realizamos um piloto de aula com base no artigo de Scherer e Brito (2020), intitulado: Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades, para averiguar se a aplicabilidade da metodologia para integração da tecnologia sugerida pelas autoras se demonstraria funcional, e com base na prática demonstrou-se efetivo. Em considerações finais, buscou-se entender se os objetivos foram alcançados e como isso ocorreu, e se foi possível responder à pergunta-problema que norteou esta pesquisa. As referências apresentam todo o aporte teórico que serviu de embasamento para a construção desta dissertação. As referências trazem o aporte teórico para os embasamentos necessários a pesquisa e os anexos contêm a capa do Currículo Estadual Paranaense e o instrumento utilizado para coletar os dados-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is part of the Culture, School and Formative Processes in Education line of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Paraná and is linked to the Study and Research Group Teacher, School and Educational Technologies (GEPPETE). Its general theme is the Integration of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in Portuguese Language classes in the final years of Elementary School at a school in the central region of Curitiba. As a research problem, we arrived at the following question: what are the practices and instruments that point to an integration of TDIC in the Portuguese Language curriculum? The general objective is to analyze the practices and instruments used by Portuguese Language teachers in the final years of Elementary School. The specific objectives are: to verify the specification of TDIC in the Pedagogical Curricular Proposal and in the Political-Pedagogical Project of the school, as well as in the Portuguese Language curriculum for the final years of Elementary School of the Paraná State Network (CREP); to describe the practices and instruments used by Portuguese Language teachers in the final years of Elementary School and to categorize the practices in which the instruments used are ICTs. The research methodology is a qualitative approach of an exploratory type of interpretative nature, according to Bogdan and Biklen (1994) and Gil (2011); the subjects chosen to participate in the research and answer the questionnaire were Portuguese Language teachers in the final years of Elementary School, both from the simplified selection process (PSS) and from the teaching staff (QPM). The instrument used for data collection was a printed questionnaire containing 16 objective and discursive questions. The content analysis will be based on the guidelines of Bogdan and Biklen (1994). The data revealed a reality already felt by many teachers: technology can transform education, but without adequate preparation, it becomes just a little-explored resource. Teachers want to innovate, make their classes more engaging, and prepare students for a digital world, but they are faced with a lack of ongoing training and support. Even though equipment is available, what really makes a difference is the teacher knowing how to use it creatively and effectively. For this integration to truly happen, it is essential to listen to educators, understand their needs, and offer training that truly makes sense in the school's day-to-day life. We conducted a pilot class based on the article by Scherer and Brito (2020), entitled: Integration of digital technologies into the curriculum: dialogues on challenges and difficulties, to determine whether the applicability of the methodology for integrating technology suggested by the authors would prove to be functional, and based on practice, it proved to be effective. In final considerations, we sought to understand whether the objectives were achieved and how this occurred, and whether it was possible to answer the problem question that guided this research. The references present all the theoretical support that served as a basis for the construction of this dissertation. The references provide the theoretical support for the foundations necessary for the research and the annexes contain the cover of the Paraná State Curriculum and the instrument used to collect the data-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Tecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas aulas de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.