Resolucao via algoritmo A* de labirintos em duas dimensões gerados pelo algoritmo de prim simplificado

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Autor(es): dc.contributorQuinelato, Thiago de Oliveira, 1988--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática Industrial-
Autor(es): dc.creatorPoloi, Murilo Stellfeld de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:48:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:48:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97883-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97883-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Thiago de Oliveira Quinelato, DSc.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática Industrial-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho estuda a eficiência de três algoritmos de busca em grafos quanto à resolução de labirintos bidimensionais, com pontos inicial e final fixos. Os algoritmos são busca em largura, busca em profundidade e A*. Os labirintos utilizados para as comparações entre os algoritmos de busca são gerados pelo algoritmo de Prim simplificado. Foi observado durante os testes que adicionar um peso k à distância de Manhattan, função heurística escolhida para o algoritmo A*, melhora o seu desempenho em relação ao A* padrão. Em mais de 90% dos testes realizados, o algoritmo A* com peso na função heurística visitou menos nós no labirinto para encontrar a solução em relação aos algoritmos de busca em largura, busca em profundidade e A* padrão-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This work studies the efficiency of three graph search algorithms in relation to solving two dimensional mazes with fixed start and ending points. These algorithms are breadthfirst search, depth-first search and A*. The mazes utilized for the comparisons between the search algorithms are generated by Prim’s simplified algorithm. It was observed from the tests that adding a weight k to the Manhattan distance, the chosen heuristic function for the A* algorithm, improves the performance of the algorithm in relation to the standard A* algorithm. In more than 90% of the tests, the A* algorithm with weight in its heuristic function visited fewer nodes in the maze to find its solution in relation to breadth-first search, depth-first search and standard A*-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos grafos-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorítmos computacionais-
Palavras-chave: dc.subjectHeuristica-
Título: dc.titleResolucao via algoritmo A* de labirintos em duas dimensões gerados pelo algoritmo de prim simplificado-
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