
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Floriano Machado, Valéria, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Trindade, Alexandro Dantas, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Juliane Kelm | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:45:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:45:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97823 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97823 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Dra. Valéria Floriano Machado | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 12/06/2025 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino da Sociologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação investiga a inserção crítica do cinema no ensino de Sociologia por meio da elaboração e implementação de um Curso de Capacitação em Letramento Audiovisual para professores. Parte-se da constatação de que o uso de filmes em sala de aula é frequente, mas geralmente restrito a abordagens ilustrativas, sem explorar a linguagem cinematográfica como produtora de sentidos sociais. O objetivo é desenvolver uma proposta formativa que articule técnica audiovisual e imaginação sociológica, qualificando o cinema como ferramenta de análise crítica da realidade. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi organizada em quatro fases: revisão teórica sobre letramento, linguagem cinematográfica e formação docente; aplicação de questionário a discentes do PROFSOCIO-PR, todos professores em exercício; realização da oficina Montando o Quebra-Cabeça: Desmontagem e Análise Fílmica; e implementação de um curso assíncrono na plataforma Google Classroom. A fundamentação teórica mobiliza autores clássicos, perspectivas contemporâneas e diretrizes normativas. Os resultados indicam que, embora o cinema esteja presente nas práticas escolares, persistem lacunas na compreensão de sua linguagem, associadas à ausência de formação continuada e às condições de trabalho docente. A oficina e o curso configuraram estratégias para introduzir o conceito de letramento audiovisual e desenvolver competências de análise fílmica no ensino de Sociologia. Como resultado central, a pesquisa apresenta uma proposta de formação continuada que integra teoria e prática, promove o uso crítico do audiovisual e oferece instrumentos metodológicos adequados ao contexto da escola pública. O estudo também aponta a necessidade de políticas de formação que reconheçam o audiovisual como linguagem formativa e considerem as condições reais do trabalho docente | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation investigates the critical integration of cinema into the teaching of Sociology through the development and implementation of an Audiovisual Literacy Training Course for teachers. The study stems from the observation that the use of films in the classroom is frequent but often limited to illustrative approaches, without exploring cinematic language as a producer of social meaning. The objective is to develop a training proposal that connects audiovisual techniques with sociological imagination, qualifying cinema as a tool for critical analysis of reality.The research, of a qualitative nature, was organized into four phases: (1) a theoretical review on literacy, cinematic language, and teacher training; (2) the application of a questionnaire to students of PROFSOCIO-PR, all of whom were practicing teachers; (3) the workshop "Putting the Puzzle Together: Film Deconstruction and Analysis"; and (4) the implementation of an asynchronous course on the Google Classroom platform. The theoretical framework draws on classical authors, contemporary perspectives, and normative guidelines. The results indicate that although cinema is present in school practices, gaps persist in the understanding of its language, associated with the lack of continuing education and teachers' working conditions. The workshop and the course were designed as strategies to introduce the concept of audiovisual literacy and develop film analysis skills in Sociology teaching. As a central outcome, the research presents a continuing education proposal that integrates theory and practice, promotes the critical use of audiovisual media, and provides methodological tools suited to the context of public schools. The study also highlights the need for training policies that recognize audiovisual media as an educational language and consider the real conditions of teaching work | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crítica cinematográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema e linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Título: dc.title | A sociologia em cena : explorando o letramento audiovisual na formação continuada | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: