
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Deise Maria Fernandes, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Melo, Camila Smentcovski de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97820 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97820 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Deise Maria Fernandes Bezerra | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Turismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Os zoológicos possuem um importante papel na preservação ambiental, uma vez que visam à proteção e preservação das espécies da fauna e flora que abrigam, como também na educação ambiental de seus usuários, possibilitando a interpretação do meio ambiente. Da mesma forma, a inclusão social através da acessibilidade deve proporcionar as pessoas portadoras de deficiência física e/ou sensorial, autonomia e mobilidade para se locomoverem de forma segura. Dentro desta visão e buscando identificar as ações a serem desenvolvidas com vistas a melhorar a visitação no Zoológico Municipal de Curitiba, foram desenvolvidas pesquisas - exploratória e descritiva - em livros e documentos, como também com seus administradores e visitantes, além de uma análise da situação atual de sua trilha principal, a fim de levantar quais as melhorias previstas e necessárias para a mesma, com vistas a torna-la referência nacional em acessibilidade e interpretação ambiental. Após o levantamento das informações, constatou-se a ausência desses dois itens, conforme os critérios expostos no marco teórico deste Trabalho. E, para tanto, foi proposto este projeto de inclusão de sinalização e guias durante o trajeto, para\melhorar a experiência e acessibilidade dos visitantes, através da adaptação dos espaços com piso tátil, sanitários e bebedouros, enfatizando sua importância para a qualidade de vida da população local e sua vocação turística. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Zoos have an important meaning at environmental presen/ation, because aimed at the protection and preservation of fauna and flora that shelters. Features an important meaning at environmental education and must enable the interpretation of the environment to their users. ln the same way, social inclusion through accessibility should provide people with physical disabilities and / or sensory autonomy and mobility to move around safely. Within this vision and trying to identify the actions to be developed in order to improve the visitation in Curitiba Municipal Zoo, has developed an exploratory and descriptive research in its administration and its visitors, in addition to analyzing of the current situation of the track in order to raise what improvements planned to place and necessary in order to make it accessible and also a tool that provides a spontaneous environmental interpretation. After collecting the information, we found the absence of these two items, according to the standards set out in this theoretical work. To this end, we propose a design for inclusion of signaling the presence of guides along the way, to improve the experience of visitors, and also accessibility by adapting the space with tactile floor, restrooms and water fountains. With the objective of making the track a reference in environmental education and accessibility, in view of its importance to the quality of life of the local population and its tourist vocation. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jardins zoológicos - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preservação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Proteção ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interpretação de imagens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turismo - Projetos | - |
| Título: dc.title | Visitas interativas, interpretativas e acessíveis : uma proposta para a trilha do Zoológico Municipal de Curitiba/PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: