
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coelho, Taiane Ritta, 1985- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Luana Aparecida Horze | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:20:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:20:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97762 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97762 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Taiane Ritta Coelho | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar as percepções relacionadas à utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) por estudantes de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa adota uma abordagem descritiva, com base em dados quantitativos e suporte qualitativo, obtidos por meio da aplicação de um questionário estruturado a 64 estudantes do curso. Os resultados indicam ampla familiaridade com ferramentas de IA, especialmente o ChatGPT, utilizado para atividades como geração de ideias, redação de textos, pesquisas, programação e organização de tarefas acadêmicas. Ademais, revelam que a frequência de uso e o domínio das tecnologias aumenta à medida que os estudantes avançam na graduação. No entanto, o trabalho identifica lacunas na formação institucional, como a ausência de disciplinas obrigatórias sobre IA, falta de orientações sobre uso ético e resistência institucional. Apesar dos benefícios percebidos, os estudantes demonstram preocupação com riscos como desinformação, dependência tecnológica e superficialização do aprendizado. Conclui que a integração crítica e pedagógica da IA ao currículo universitário é essencial para a formação de profissionais preparados para atuar com responsabilidade e autonomia na sociedade digital | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This study aims to investigate the perceptions related to the use of Artificial Intelligence (AI) tools by Information Management students at the Federal University of Paraná (UFPR). The research adopts a descriptive approach, based on quantitative data with qualitative support, collected through the application of a structured questionnaire to 64 students in the program. The results indicate a broad familiarity with AI tools, especially ChatGPT, which is used for activities such as idea generation, text writing, research, programming, and the organization of academic tasks. Furthermore, the findings show that both the frequency of use and the mastery of these technologies increase as students progress through their studies. However, the study identifies gaps in institutional training, such as the absence of mandatory AI-related courses, lack of guidance on ethical use, and institutional resistance. Despite the perceived benefits, students express concerns about risks such as misinformation, technological dependence, and the superficiality of learning. The study concludes that critically and pedagogically integrating AI into the university curriculum is essential for preparing professionals to act responsibly and autonomously in the digital society | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
| Título: dc.title | Inteligência artificial na graduação : percepção e uso por estudantes de gestão da informação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: