Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hofmann, Ruth Margareth, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Kátia Regina Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:38:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:38:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97758 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97758 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ruth Margareth Hofmann | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 24/02/2025 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tendo como contexto de pesquisa a Educação Básica, o objetivo deste trabalho é realizar uma Revisão Sistemática da Literatura acerca das Interfaces entre a Psicomotricidade e o Ensino de Matemática. Seguindo o protocolo PRISMA, e com base na estratégia PICO, formulou-se a seguinte questão norteadora: Como a literatura acadêmica aborda a relação entre a Psicomotricidade e o Ensino de Matemática? Para respondê-la foi realizado um levantamento na plataforma de pesquisas Google Scholar, contemplando publicações entre 2014 e 2024. A revisão sistemática foi organizada em etapas: definição dos objetivos, formulação da questão norteadora, escolha do protocolo, definição das palavras-chave, análise de títulos duplicados, estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão, extração dos dados e apresentação dos resultados. Após a busca sistemática, 23 trabalhos relevantes foram identificados e disponibilizados para análise. Dentre esses, 11 artigos, 9 dissertações, 1 tese e 2 capítulos de livros foram selecionados para análise aprofundada, conforme a temática de interesse do estudo. A Revisão Sistemática da Literatura revelou que a Psicomotricidade é uma ferramenta eficaz para promover a aprendizagem de conceitos matemáticos, aumentando a motivação dos alunos e tornando o processo de aprendizagem mais interativo e divertido. Além disso, os resultados apontam para novas direções de pesquisa, que buscam explorar a interface entre a Psicomotricidade e o Ensino de Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: With Basic Education as the research context, the objective of this work is to conduct a Systematic Literature Review on the Interfaces between Psychomotricity and Mathematics Teaching. Following the PRISMA protocol and based on the PICO strategy, the following guiding question was formulated: How does the academic literature address the relationship between Psychomotricity and Mathematics Teaching? To answer it, a survey was conducted on the Google Scholar research platform, covering publications between 2014 and 2024. The systematic review was organized into stages: definition of objectives, formulation of the guiding question, protocol choice, definition of keywords, analysis of duplicate titles, establishment of inclusion and exclusion criteria, data extraction, and presentation of results. After the systematic search, 23 relevant studies were identified and made available for analysis. Among these, 11 articles, 9 dissertations, 1 thesis, and 2 book chapters were selected for in-depth analysis, according to the study's thematic interest. The Systematic Literature Review revealed that Psychomotricity is an effective tool for promoting the learning of mathematical concepts, increasing student motivation, and making the learning process more interactive and fun. Furthermore, the results point to new research directions that seek to explore the interface between Psychomotricity and Mathematics Teaching | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicomotricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | As interfaces entre psicomotricidade e ensino de matemática nos anos iniciais : uma revisão sistemática da literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: