Decolonização do currículo escolar na Guiné-Bissau : percepções de um grupo de estudantes guineenses no Brasil sobre a valorização da identidade cultural e dos saberes locais na educação

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Autor(es): dc.contributorGodoy, Elenilton Vieira, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorRosário, Flávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:56:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:56:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97749-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97749-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/03/2025-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Cultura, Escola e Processos Formativos-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa, cujo tema é o processo de decolonização do currículo escolar, insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa "Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação" (CEPFE), sendo desenvolvida no Grupo de Estudos Curriculares Decolonialidade, Diversidade e Subalternidade (GECUDEDIS) da UFPR. Tem como objetivo analisar as percepções de acadêmicos/as da Guiné-Bissau, da área da Educação, que estudam no Brasil, sobre as possibilidades de processos de decolonização voltados à valorização dos saberes locais e da identidade cultural. Parte-se do pressuposto de que a decolonização é um processo de ruptura e criação. O problema de pesquisa destaca-se pela necessidade de valorização da identidade cultural e dos saberes locais na educação guineense, em contraposição ao legado colonial ainda presente no sistema educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, com base em entrevistas, permitindo uma análise rica e detalhada das vivências dos/as participantes. Foram entrevistados/as dez estudantes guineenses residentes no Brasil. As leituras de Ngugi wa Thiong’o, Frantz Fanon, Paulo Freire, Amílcar Cabral, entre outros, foram fundamentais para a construção desta dissertação. Os resultados revelam uma insatisfação generalizada com o distanciamento entre o currículo escolar e a realidade sociocultural da Guiné-Bissau. Ao mesmo tempo, os relatos destacam o potencial transformador de iniciativas que promovam a valorização da identidade cultural e dos saberes locais. Essas percepções reforçam a necessidade de uma decolonização efetiva do currículo, conforme defendido por teóricos críticos, e sinalizam caminhos para que o sistema educacional guineense se torne mais inclusivo e representativo de suas raízes culturais-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research, whose theme is the decolonization process of the school curriculum, is part of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Paraná (UFPR), within the research line "Culture, School, and Educational Formative Processes" (CEPFE), and is being developed within the Study Group on Curriculum, Decoloniality, Diversity, and Subalternity (GECUDEDIS) at UFPR. The main objective is to analyze the perceptions of Guinean students in the field of Education, currently studying in Brazil, regarding the possibilities of decolonial processes aimed at valuing local knowledge and cultural identity. This study is based on the premise that decolonization is a process of both rupture and creation. The research problem emphasizes the need to value cultural identity and local knowledge in Guinean education, in contrast to the colonial legacy still present in the current educational system. A qualitative approach was adopted, using interviews to enable a rich and detailed analysis of the participants’ experiences. Ten Guinean students residing in Brazil were interviewed. The works of Ngugi wa Thiong’o, Frantz Fanon, Paulo Freire, Amílcar Cabral, among others, were fundamental in the development of this dissertation. The results reveal widespread dissatisfaction with the gap between the school curriculum and the sociocultural reality of Guinea-Bissau. At the same time, the participants highlight the transformative potential of initiatives that promote the appreciation of cultural identity and local knowledge. These perceptions reinforce the need for an effective decolonization of the curriculum, as advocated by critical theorists, and point to possible pathways for making the Guinean educational system more inclusive and representative of its cultural roots-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectGuine-Bissau-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleDecolonização do currículo escolar na Guiné-Bissau : percepções de um grupo de estudantes guineenses no Brasil sobre a valorização da identidade cultural e dos saberes locais na educação-
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