Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2024 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Élysée, Réginald | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97745 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97745 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva (in memoriam) e Profa. Dra. Catarina de Souza Moro | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/04/2025 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa apresenta um panorama de como ocorre o acolhimento das crianças migrantes haitianas nas escolas municipais de Piraquara/PR. A pesquisa associa a educação ao seu papel fundamental como um direito social, ressaltando os desafios e as possibilidades que emergem do contato entre diferentes culturas no contexto escolar. O principal objetivo deste trabalho está nas estratégias de acolhimento utilizadas pelas instituições, as barreiras enfrentadas pelos alunos haitianos, pela comunidade escolar e a importância da educação na vida dessas crianças migrantes que são tanto protagonistas quanto beneficiárias das iniciativas de inclusão social em Piraquara. Essa é a função da escola ao criar um ambiente que valoriza e respeita as diversidades culturais e linguísticas. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa combina dados qualitativos e inclui uma observação de campo na Escola Heinrich de Souza de Piraquara, que registrou o maior número de crianças migrantes haitianas em 2021 no município. É essencial reconhecer que as crianças haitianas possuem uma cultura distinta, exigindo um contexto acolhedor no país que as recebe. Por essa razão, o direito à educação é claramente garantido pela Constituição Federal do Brasil de 1988 e por outras legislações nacionais e internacionais. No entanto, a implementação dessas normas em favor das crianças migrantes ainda requer avanços para atender às necessidades de acolhimento e promover a convivência social no ambiente escolar, respeitando a diversidade cultural. Concluiu-se no estudo que, em Piraquara, não existe uma política educacional formal para acolher as crianças migrantes haitianas, mas elas conseguem se matricular nas escolas. A inclusão do intérprete haitiano é um aspecto importante, mas a falta de materiais didáticos na língua materna dessas crianças ainda é uma barreira. Além disso, foi observado que crianças haitianas sofrem discriminação racial, com os pais de crianças brasileiras usando termos depreciativos, como "haitianinho", durante desentendimentos entre as crianças | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research presents an overview of how Haitian migrant children are welcomed in the municipal schools of Piraquara/PR. The research associates education with its fundamentais role as a social right, highlighting the challenges and possibilities that emerge from contact between different cultures in the school context. The main objective of this work is to examine the welcoming strategies used by the institutions, the barriers faced by Haitian students and the school community, and the importance of education in the lives of these migrant children who are both protagonists and beneficiaries of social inclusion initiatives in Piraquara. This is the role of the school in creating an environment that values and respects cultural and linguistic diversity. The methodological approach used in this research combines qualitative data and includes field observation at the Heinrich de Souza School in Piraquara, which registered the largest number of Haitian migrant children in 2021 in the municipality. It is essential to recognize that Haitian children have a distinct culture, requiring a welcoming context in the country that receives them. For this reason, the right to education is clearly guaranteed by the Brazilian Federal Constitution of 1988 and by other national and international legislation. However, the implementation of these standards in favor of migrant children still requires progress to meet the needs of reception and promote social coexistence in the school environment, respecting cultural diversity. The study concluded that in Piraquara, there is no formal educational policy to welcome Haitian migrant children, but they are able to enroll in schools. The inclusion of a Haitian interpreter is an important aspect, but the lack of teaching materials in these children's native language is still a barrier. In addition, it was observed that Haitian children suffer racial discrimination, with parents of Brazilian children using derogatory terms, such as "little haitian", during disagreements between the children | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Haitianos - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à educação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigrantes - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O acolhimento das crianças migrantes haitianas nas escolas municipais em Piraquara : educação como direito social entre duas culturas diferentes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: