
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kubo, Viviane Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Liesenberg, Karolyne | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:31:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:31:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97724 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97724 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora Profª. Drª. Viviane Alves Kubo | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 14/03/2025 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Música | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O avanço da ciência vocal tem evidenciado os benefícios da aplicação de conhecimentos multidisciplinares ao estudo e prática do canto. No contexto do canto lírico, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e professores de canto desempenham papéis complementares no aprimoramento técnico dos cantores. No entanto, a literatura específica sobre a contribuição dessa abordagem multidisciplinar ainda é escassa. Diante disso, esta pesquisa investiga a percepção de cantores líricos profissionais brasileiros sobre o impacto dessa atuação conjunta em sua prática vocal. A consulta à literatura especializada visou acessar aspectos técnico-vocais do cantor erudito e da multidisciplinaridade sob a atuação conjunta da tríade acima mencionada. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise de dados demonstrou que o atendimento multidisciplinar contribuiu significativamente para o aprimoramento técnico-vocal dos cantores, promovendo maior controle, eficiência, estratégias e mecanismos para uma melhor produção vocal, além de auxiliar na resolução de desafios específicos relacionados à demanda que o canto lírico exige. Espera-se que esta pesquisa contribua para o debate sobre a interseção entre a ciência vocal e o aprimoramento técnico de cantores líricos | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The advancement of vocal science has highlighted the benefits of applying multidisciplinary knowledge to the study and practice of singing. In the context of lyrical singing, speech-language pathologists, otolaryngologists, and voice teachers play complementary roles in the technical development of singers. However, specific literature on the contributions of this multidisciplinary approach remains limited. Given this, this research investigates the perceptions of Brazilian professional opera singers regarding the impact of this collaborative approach on their vocal practice. A review of specialized literature aimed to explore technical-vocal aspects of classical singers and the multidisciplinary collaboration of the aforementioned triad. The methodological procedures consisted of data collection through semi-structured interviews. Data analysis demonstrated that multidisciplinary care significantly contributed to the technical-vocal improvement of singers, promoting greater control, efficiency, strategies, and mechanisms for better vocal production, as well as aiding in the resolution of specific challenges related to the demands of lyrical singing. It is hoped that this research will contribute to the debate on the intersection between vocal science and the technical-vocal enhancement of lyrical singers | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canto - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cantores - Opera - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Título: dc.title | A atuação multidisciplinar no aprimoramento técnico vocal de cantores líricos brasileiros | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: