
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Megg Rayara Gomes de, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Marcos Vinícius | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97721 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97721 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Megg Rayara Gomes de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As Ciências Biológicas foram e são utilizadas para fundamentar violências étnico- raciais, de gênero e de sexualidade por meio dos projetos coloniais modernos. Em políticas curriculares e nas escolas essa área do conhecimento tem naturalizado corpos e corpas inconformes e dissidentes, principalmente pelos avanços de movimentos neoconservadores e neoliberais. Na educação escolar e nas pesquisas acadêmicas em educação, é imprescindível que a Biologia seja subvertida para que rompamos com os paradigmas das colonialidades. A presente pesquisa, na forma de estado da arte, objetiva organizar, sistematizar e analisar dissertações de mestrado e teses de doutorado por meio de resumos no acervo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no campo da Educação em Biologia, que tratem dos temas de diversidade (especialmente de sexualidade, gênero e raça). Os resultados apontam que, mesmo com alguns avanços de rexistência, a maioria dos trabalhos não leva em consideração as historicidades das opressões pelas matrizes coloniais, tratando- as de forma não interseccionais e, assim, fragmentadas. Essas conclusões inferem a persistência de racismo silencioso e da manutenção do pacto da branquitude. Isso traz como consequências limitações às críticas à Biologia e às práticas pedagógicas dessa área do conhecimento | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The Biological Sciences were and are used to underpin ethnic-racial, gender and sexual violence by means of modern colonial projects. In modern curriculum policies and in schools this field of knowledge has naturalized nonconformists and dissident bodies, mainly due to the advances of neoconservative and neoliberal movements. In school education and academic research in education, it is essential that Biology be subverted in order to break with the paradigms of colonialities. This research, in the form of a state of the art, aims to organize, systematize and analyze summaries of master's theses and doctoral dissertations in the Digital Library of Theses and Dissertations collection (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), in the field of Education of Biology, that deal with the themes of diversity (especially sexuality), gender and race. The results point out that even with some advances in rexistence, most works do not take into consideration the historicities of oppressions by colonial matrices, treating them in a non-intersectional, and thus, fragmented way. These conclusions infer the persistence of silent racism and the maintenance of the pact of whiteness. This brings as consequences limitations to the criticism of Biology and to the pedagogical practices of this area of knowledge | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discriminação na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Gênero, sexualidade e raça e educação em biologia : análises críticas de produções acadêmicas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: