
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Maria Amanda de Araújo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Natália Gonçalves de Menezes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97717 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97717 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª Me. Maria Amanda de Araújo Barbosa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão narrativa da literatura sobre os fatores que influenciam a escolha e a permanência em práticas esportivas, destacando os aspectos afetivos, fisiológicos, sociais e culturais envolvidos. A atividade física é amplamente reconhecida como essencial para a saúde física, mental e social em todas as fases da vida, contribuindo para a longevidade e qualidade de vida. A escolha por uma modalidade esportiva com a qual o indivíduo se identifique emocionalmente favorece a adesão e continuidade da prática, aumentando os benefícios percebidos. A pesquisa reforça que elementos como autoestima, prazer, influência do meio, experiências anteriores e estímulos positivos são determinantes na motivação para o exercício físico. Destaca ainda o papel da escola, especialmente nas aulas de Educação Física, como ambiente promotor do desenvolvimento afetivo relacionado ao esporte. A prática esportiva, além de melhorar o condicionamento físico e prevenir doenças crônicas, contribui para o bem-estar psicológico, socialização e autorregulação emocional. Dessa forma, a revisão evidencia que o vínculo afetivo com a prática esportiva é um fator central na sua manutenção, influenciando diretamente a construção de hábitos saudáveis e sustentáveis ao longo da vida. O estudo aponta, portanto, para a importância de estratégias que valorizem o prazer, a identificação pessoal e o contexto social positivo no estímulo à atividade física regular | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work presents a narrative literature review on the factors that influence the choice and adherence to sports practices, highlighting the affective, physiological, social, and cultural aspects involved. Physical activity is widely recognized as essential for physical, mental, and social health at all stages of life, contributing to longevity and quality of life. Choosing a sport with which the individual has an emotional connection favors adherence and continuity, increasing the perceived benefits. The research reinforces that elements such as self-esteem, pleasure, environmental influence, past experiences, and positive stimuli are key determinants of motivation for physical exercise. It also emphasizes the role of schools, especially physical education classes, as environments that promote affective development related to sports. In addition to improving physical fitness and preventing chronic diseases, sports participation contributes to psychological well-being, socialization, and emotional self-regulation. Thus, the review highlights that an emotional bond with sports practice is a crucial factor in maintaining it, directly influencing the development of healthy and sustainable habits throughout life. The study therefore points to the importance of strategies that emphasize enjoyment, personal identification, and a positive social context in encouraging regular physical activity | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Periodização do treinamento físico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercicios fisicos - Aspectos da saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atletas - Treinamento | - |
| Título: dc.title | Determinantes da preferência por modalidades esportivas e de treinamento : uma revisão da literatura sobre fatores psicológicos, fisiológicos e socioculturais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: