Elaboração de material didático para estudantes surdos do ensino médio no ensino de fisiologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSallai, Claudia Maria, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Monytcheli Fernandes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria Eduarda Marcon dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97678-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Desde o início da educação surda a comunidade passou por grandes dificuldades e processos de retrocesso. Inicialmente esse grupo foi excluído, depois censurado de sua cultura para então uma aceitação e uma maior autonomia do aluno e aluna surdos pudesse ser implementada. O objetivo deste estudo compreende a criação de um modelo didático para estudantes surdos, além de um vídeo que servirá como material de apoio para o intérprete e para professores e estudantes. A princípio foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tema, visto que possui certa complexidade, mas também grande relevância para o entendimento da realidade da comunidade surda. O objetivo desse estudo foi dividido na produção de um modelo didático do processo de sinapse do neurônio mielínicos e amielínicos e na gravação de vídeos com produção de um glossário em LIBRAS e 3 vídeos explicativos que abordavam o conteúdo do modelo. Para sua realização a análise do conteúdo de 3 livros didáticos de 2018 do segundo ano do ensino médio foi feita. A partir disso uma tabela com os termos específicos foi elaborada, registrando as palavras que são utilizadas para abordar o conteúdo. Posteriormente um roteiro para a gravação dos vídeos foi escrito para a organização da interpretação em LIBRAS, resultando em vídeos que foram publicados na plataforma digital Youtube. Concomitantemente, nesse período um modelo didático foi confeccionado com materiais de baixo custo. Destaca-se a necessidade da produção de novos modelos didáticos voltados para a educação de estudantes surdos, além da criação de termos específicos na área biológica, especificamente na fisiologia-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectFisiologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Título: dc.titleElaboração de material didático para estudantes surdos do ensino médio no ensino de fisiologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.