Música e educação estética em perspectiva dialógica

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Jean Carlos, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBocca, Hugo de Oliveira Verardi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97671-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97671-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2025-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Educação-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente texto, derivado de um estudo desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação e vinculado ao Labelit (Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades - UFPR/CNPq), apresenta como elemento norteador uma preocupação epistemológica com a relação entre ensino de música e educação estética. A fundamentação teórico-metodológica é de cunho bakhtiniano, sustentando a articulação do ensino de música como o campo da linguagem. Trata-se de um estudo que privilegia o nível discursivo-enunciativo da música (os sentidos, o repertório, as situações de produção) em relação à materialidade sonora. Deste modo, a música é compreendida como enunciado concreto, professor e estudantes se tornam interlocutores e o ensino de música, se constitui enquanto esfera de atividade humana. Há que se considerar o reduzido número de estudos que se pautam em Bakhtin para fundamentar o ensino da música na educação básica. Desse modo, o objetivo da tese foi explorar o pensamento bakhtiniano com vista à elaboração de uma investigação científica que possibilite estabelecer relações entre a educação estética e o ensino de música. Para isso, os conceitos que compõem este aporte teórico metodológico são identificados e detalhados, contemplando o entendimento, principalmente, das noções de "forma/conteúdo", "conhecimento/ato" e "exotopia". Esses conceitos constituem os pilares para fundamentar uma análise, a partir da Análise Dialógica do Discurso da obra musical de Wilson Moreira (1936-2018), denominada "No arrebol", da década de 1990, cuja centralidade tem seu enfoque nos seguintes elementos: o compositor, o título, o enunciado verbal, o enunciado rítmico, as materialidades sonoras e a relação entre o enunciado verbal e o enunciado sonoro. O estudo apresenta, assim, três pressupostos para uma educação estético-musical: a) experiência estética como ponto de partida; b) estética como ato de criação e percepção musical; c) música como elo de comunicação na cadeia discursiva-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This text is derived from a study developed in the Graduate Program in Education – line of research entitled Language, Body, and Aesthetics in Education and linked to Labelit (Laboratory of Studies in Education, Language, and Theatricality - UFPR/CNPq). It presents an epistemological concern about the relationship between music teaching and aesthetic education as a guiding element. The Bakhtinian theoretical-methodological foundation supports the articulation of music teaching as a field of language. This study privileges the discursive enunciative level of music (the senses, the repertoire, the production situations) in relation to the sound materiality. In this way, music is understood as a concrete utterance, teacher and students become interlocutors, and music teaching is constituted as a sphere of human activity. The small number of studies based on Bakhtin to support the teaching of music in basic education must be considered. Thus, the objective was to explore Bakhtinian thought with a view to elaborate a scientific investigation that makes it possible to establish relationships between aesthetic education and music teaching. To this end, the concepts that make up this theoretical-methodological contribution are identified and detailed, covering the understanding, mainly, of the notions of "form/content", "knowledge/act", and "exotopy". These concepts constitute the pillars to support an analysis, based on Dialogical Discourse Analysis, of the musical work by Wilson Moreira (1936 2018), called "No arrebol", from the 1990s, whose focus is on the following elements: the composer, the title, the verbal utterance, the rhythmic utterance, the sound materialities, and the relationship between the verbal utterance and the sound utterance. The study thus presents three assumptions for an aesthetic musical education: a) aesthetic experience as a starting point; b) aesthetics as an act of musical creation and perception; and c) music as a communication link in the discursive chain-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Arte-
Palavras-chave: dc.subjectMusica na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstética - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleMúsica e educação estética em perspectiva dialógica-
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