Unidades de conservação como tema gerador na educação do campo : uma experiência no Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa, litoral do Paraná, bioma Mata Atlântica

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Ana Elisa de Castro, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Elisandra do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97669-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Elisa de Castro Freitas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 31/03/2025-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Ciências Ambientais-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa reflete sobre o papel da educação num contexto de aprofundamento das desigualdades, da crise ambiental e das mudanças climáticas, considerando os desafios da conservação da natureza em ambientes ocupados por comunidades de pesca tradicional e simultaneamente impactados pelo desenvolvimento e pela globalização. O estudo focaliza as comunidades de pescadoras e pescadores tradicionais da Ilha Rasa, no litoral do Paraná, e reflete sobre as experiências da autora e suas práticas na educação do campo. Compreende-se que em tais contextos o papel da escola ultrapassa os objetivos tradicionais de ensino, assumindo o desafio da valorização dos conhecimentos locais nos processos de construção de um conhecimento pertinente, o qual deve ter sentido para aqueles que serão seus detentores. A partir deste posicionamento crítico, buscou-se compreender a relação entre os pescadores artesanais da comunidade de Ilha Rasa e a Unidade de Conservação APA, e a partir dela, utilizar a proposta de Tema Gerador de Paulo Freire como metodologia para a produção de saberes pelos estudantes do Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa. Estes estudantes são, em sua totalidade, filhos de pescadores artesanais, residentes nas comunidades do município de Guaraqueçaba, PR. As práticas desenvolvidas em sala de aula foram planejadas buscando relacionar o uso sustentável da unidade de conservação com a qualidade de vida dos habitantes, e estimulando a sensibilização e a mudança de atitudes no sentido de fomentar o respeito e envolvimento dos habitantes com as metas de preservação de seus ambientes de vida, principalmente àquelas relacionadas ao descarte de resíduos. Como resultado da pesquisa, apresenta-se uma sequência didática de educação ambiental, com atividades que motivam o estudante a se repensar como protagonista e agente multiplicador de mudanças positivas à conservação da natureza, compreendida como meta indissociável da qualidade de vida comunitária-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research reflects on the role of education in a context of deepening inequalities, environmental crisis, and climate change, considering the challenges of nature conservation in environments occupied by traditional fishing communities and simultaneously impacted by development and globalization. The study focuses on the traditional fishing communities of Ilha Rasa, on the coast of Paraná, and reflects on the author's experiences and practices in rural education. It is understood that in such contexts, the role of the school goes beyond traditional teaching objectives, taking on the challenge of valuing local knowledge in the processes of constructing relevant knowledge, which must be meaningful to those who will be its holders. From this critical position, we sought to understand the relationship between the artisanal fishermen of the Ilha Rasa community and the APA Conservation Unit, and from there, to use Paulo Freire's Generative Theme proposal as a methodology for the production of knowledge by students at the Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa. These students are all children of artisanal fishermen, residing in communities in the municipality of Guaraqueçaba, PR. The practices developed in the classroom were planned with the aim of relating the sustainable use of the conservation unit to the quality of life of the inhabitants, and stimulating awareness and a change in attitudes in order to foster respect and involvement of the inhabitants with the goals of preserving their living environments, especially those related to waste disposal. As a result of the research, a didactic sequence of environmental education is presented, with activities that motivate students to rethink themselves as protagonists and agents of positive change for nature conservation, understood as an inseparable goal of community quality of life-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCaiçaras-
Palavras-chave: dc.subjectÁreas de conservação de recursos naturais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectLitoral Paranaense (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Ambientais-
Título: dc.titleUnidades de conservação como tema gerador na educação do campo : uma experiência no Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa, litoral do Paraná, bioma Mata Atlântica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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