
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alle, Lupe Furtado | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Marina Ferraz | - |
| Autor(es): dc.creator | Campanário, Marco Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97615 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97615 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Lupe Furtado Alle | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A crescente complexidade dos problemas contemporâneos e a alta densidade de conceitos abstratos e complexos na Genética evidenciam a necessidade de estratégias de ensino para além do ensino tradicional positivo-mecanicista. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o Vacas Sobreviventes, um jogo didático modular sobre genética quantitativa, bem como os desdobramentos de sua implementação em aulas virtuais e presenciais frente às especificidades do período pandêmico da COVID-19. É também proposto o Mutações ao Alvo, jogo didático sobre oncogenética que dá continuidade à narrativa do Vacas Sobreviventes. Após ser confeccionado, o Vacas Sobreviventes foi jogado em turmas de Ensino Médio e Ensino Superior da educação pública brasileira. Para subsidiar a análise do jogo enquanto recurso pedagógico eficiente para o ensino de genética, foram aplicados questionários de percepção antes e após a aplicação do jogo, e a partir das respostas, foi feita a análise de conteúdo categorial temática (ACC temática) e lexical (ACC lexical) das respostas sob duas dimensões de análise: a sistemicidade do jogo e a influência do lúdico no ensino de Genética Quantitativa. Os resultados evidenciaram o potencial de síntese do Vacas Sobreviventes para conteúdos da Genética para além da Genética Quantitativa, como Genética Mendeliana, Mutações e Evolução. Além disso, por se basear explicitamente em um fenótipo complexo, o jogo apresenta forte potencial de modulação e adaptação por parte da(o) docente, o que aprimora a aproximação da aula de Genética à realidade de cada escola. A implementação do jogo foi capaz de aumentar o entendimento sistêmico dos conceitos genéticos básicos (p = 0,02) pelos(as) participantes e aspectos da ludicidade foram presentes nas avaliações do Vacas Sobreviventes, como divertimento e competitividade. Ambos os jogos desenvolvidos no trabalho são apresentados em forma de recurso educacional aberto para docentes | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Vacas sobreviventes e mutações ao alvo : jogos didáticos para o ensino sistêmico de genética | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: