
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paz, Andre Luis de Melo | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Lucas Eduardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:19:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:19:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97613 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97613 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Ferreira Randi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O ensino de doenças infecciosas no ensino médio, assim como o de ciências em geral, reproduz uma forma de ensino tradicional que ignora fatores sociais e ambientais na abordagem do tema. O cuidado em considerar tais fatores contribui para um aprendizado mais significativo, ainda mais em tempos de pandemia. No presente trabalho buscou-se o desenvolvimento de um jogo didático que visa à Alfabetização Científica (AC) através da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), para que a abordagem de doenças infecciosas possa oferecer uma contextualização que aproxime o aluno do conteúdo. A aplicação do jogo didático, um livro-jogo, foi analisada através da observação de fenômenos descritos por Vygotsky e também de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) nos educandos, organizados em grupos. Os resultados revelaram interações sociais construtivas para o aprendizado e compreensão das relações CTS nas falas dos alunos. Assim, o material educativo criado pelos autores foi bem sucedido em estimular a AC nos educandos, sendo um livro-jogo que contribui para a formação cidadã | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças transmissíveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
| Título: dc.title | Uso de livro-jogo no ensino de patologias no ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: