Uso de livro-jogo no ensino de patologias no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRandi, Marco Antonio Ferreira, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorPaz, Andre Luis de Melo-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Lucas Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97613-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97613-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Antonio Ferreira Randi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O ensino de doenças infecciosas no ensino médio, assim como o de ciências em geral, reproduz uma forma de ensino tradicional que ignora fatores sociais e ambientais na abordagem do tema. O cuidado em considerar tais fatores contribui para um aprendizado mais significativo, ainda mais em tempos de pandemia. No presente trabalho buscou-se o desenvolvimento de um jogo didático que visa à Alfabetização Científica (AC) através da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), para que a abordagem de doenças infecciosas possa oferecer uma contextualização que aproxime o aluno do conteúdo. A aplicação do jogo didático, um livro-jogo, foi analisada através da observação de fenômenos descritos por Vygotsky e também de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) nos educandos, organizados em grupos. Os resultados revelaram interações sociais construtivas para o aprendizado e compreensão das relações CTS nas falas dos alunos. Assim, o material educativo criado pelos autores foi bem sucedido em estimular a AC nos educandos, sendo um livro-jogo que contribui para a formação cidadã-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças transmissíveis-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Ensino médio)-
Título: dc.titleUso de livro-jogo no ensino de patologias no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.