Geografia dos preços em Curitiba : uma análise exploratória da dispersão de preços no varejo a partir de dados abertos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, José Simão de Paula, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorTerres, Lucas Alejandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:13:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:13:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97610-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A dinâmica de preços no varejo alimentício impõe desafios significativos aos consumidores, acarretando despesas inerentes à busca por melhores condições de compra que decorrem da alta dispersão de preços. Posto isso, este trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise exploratória multidimensional da dispersão de preços em supermercados no município de Curitiba, utilizando dados públicos da plataforma 'Clique Economia' para o ano de 2024. A metodologia utilizada consistiu no desenvolvimento de um processo de Extração, Transformação e Carga (ETL), que incluiu a normalização de endereços e a criação de uma hierarquia de categorização de produtos para mais de 700.000 registros de preços. A análise dos dados foi estruturada em três eixos: geográfico (por bairro), competitivo (por rede de supermercado) e temporal (evolução mensal). Os resultados revelam uma acentuada dispersão de preços entre os bairros da cidade, identificando 'ilhas de custo de vida' mais elevadas e, por outro lado, regiões mais econômicas no que tange às despesas no varejo alimentício. Foi possível, ainda, mapear as distintas estratégias de precificação das redes de varejo, que competem de forma mais agressiva em categorias de produtos específicas. Como síntese, o estudo demonstra o potencial de análise dos dados abertos como ferramenta de empoderamento do consumidor, culminando na apresentação de insights práticos para otimizar as decisões de compra-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The complex dynamics of pricing in the food retail sector impose significant challenges on consumers, entailing search costs inherent to the pursuit of better purchasing conditions, which arise from high price dispersion. Therefore, this study's main objective is to perform a multidimensional exploratory analysis of price dispersion in supermarkets within the municipality of Curitiba, utilizing public data from the 'Clique Economia' platform for the year 2024. The methodology employed consisted of developing an Extraction, Transformation, and Load (ETL) process, which included address normalization and the creation of a hierarchical product categorization system for over 700,000 price records. The data analysis was structured along three axes: geographic (by neighborhood), competitive (by supermarket chain), and temporal (monthly evolution). The results reveal a marked price dispersion among the city's neighborhoods, identifying more expensive 'cost-of-living islands' alongside more economical regions for food retail expenses. Furthermore, it was possible to map the distinct pricing strategies of retail chains, which compete more aggressively in specific product categories. In summary, the study demonstrates the potential of open data analysis as a tool for consumer empowerment, culminating in the presentation of practical insights to optimize purchasing decisions-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComércio varejista-
Palavras-chave: dc.subjectDados conectados-
Palavras-chave: dc.subjectPreços - Brasil-
Título: dc.titleGeografia dos preços em Curitiba : uma análise exploratória da dispersão de preços no varejo a partir de dados abertos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.