
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Kellen Wanderlei Santos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97590 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97590 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Susan Regina Raittz Cavallet | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Em um trabalho de acompanhamento da presença de crianças em escolas, foi observado que a comunicação poderia ser evidenciada e aprimorada enquanto recurso de mediação das relações humanas construídas nos processos educacionais e nas interações com as famílias. A partir desta percepção, foi apresentada, em encontros com famílias, uma abordagem acolhedora para as suas falas, tendo como referência o tema "ser presente" e a apresentação de perguntas geradoras ao diálogo construído em espaço coletivo, ressignificando as relações nos processos de construção de vínculos fundamentados na escuta, no diálogo e no reconhecimento de contextos | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Familia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Relações com a família | - |
| Título: dc.title | Processos de construção dos vínculos escolas e famílias : fundamentados na escuta, no diálogo e no reconhecimento de contextos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: