Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stephan, Samyra de Lourdes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Márcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:16:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:16:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97587 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97587 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Samyra de Lourdes Stephan | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho aborda a temática da identidade e pertencimento no contexto escolar, explorando como a relação dos educandos com seu território, influencia seu desenvolvimento pessoal e social. O projeto foi desenvolvido em uma escola da comunidade onde encontra-se fragilidades de entrosamento, assim foram realizadas atividades que promovem a reflexão sobre as raízes culturais, as histórias de vida e as interações sociais. A pesquisa utilizou metodologias participativas, envolvendo oficinas, rodas de conversa e atividades artísticas que permitiram aos educandos expressar suas vivências e sentimentos em relação ao espaço em que estão inseridos. Os resultados evidenciam que o fortalecimento da identidade cultural e o reconhecimento do pertencimento ao território escolar promovem um clima de acolhimento e respeito, favorecendo a aprendizagem e a convivência harmônica. Além disso, a pesquisa sinaliza a importância da valorização das diversidades presentes na escola, contribuindo para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e solidária. Este estudo conclui que a promoção da identidade e pertencimento é fundamental para o desenvolvimento integral dos educandos, refletindo-se em sua autoestima, habilidades sociais e promoção de uma educação mais humanizada | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade social - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoconhecimento | - |
Título: dc.title | Identidade e Pertencimento : Escolar e Territorial. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: