Identidade e Pertencimento : Escolar e Territorial.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStephan, Samyra de Lourdes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:16:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:16:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97587-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97587-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Samyra de Lourdes Stephan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho aborda a temática da identidade e pertencimento no contexto escolar, explorando como a relação dos educandos com seu território, influencia seu desenvolvimento pessoal e social. O projeto foi desenvolvido em uma escola da comunidade onde encontra-se fragilidades de entrosamento, assim foram realizadas atividades que promovem a reflexão sobre as raízes culturais, as histórias de vida e as interações sociais. A pesquisa utilizou metodologias participativas, envolvendo oficinas, rodas de conversa e atividades artísticas que permitiram aos educandos expressar suas vivências e sentimentos em relação ao espaço em que estão inseridos. Os resultados evidenciam que o fortalecimento da identidade cultural e o reconhecimento do pertencimento ao território escolar promovem um clima de acolhimento e respeito, favorecendo a aprendizagem e a convivência harmônica. Além disso, a pesquisa sinaliza a importância da valorização das diversidades presentes na escola, contribuindo para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e solidária. Este estudo conclui que a promoção da identidade e pertencimento é fundamental para o desenvolvimento integral dos educandos, refletindo-se em sua autoestima, habilidades sociais e promoção de uma educação mais humanizada-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAutoconhecimento-
Título: dc.titleIdentidade e Pertencimento : Escolar e Territorial.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.