
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Piska, Matheus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97569 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97569 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta de aula utilizando o Power BI é de captar o olhar crítico dos alunos de ensino médio para questões urbanísticas e sociais pertinentes dentro do âmbito urbano do município de Curitiba, além de exercer a interpretação de gráficos e tabelas, os exercitando para vestibulares, provas e mercado de trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | À medida que as geotecnologias avançam no sistema de informações geográficas, as possibilidades de seus usos vão para além dos campos técnicos e físicos da geografia, também possibilitando seu uso no ensino para diversas áreas, a partir de ferramentas cada vez mais dinâmicas e acessíveis, como o Power BI, que permite a criação de painéis interativos e integrados a grandes bancos de dados. A prática pedagógica proposta nesse trabalho não tem como objetivo exigir o domínio do conhecimento de ferramentas do geoprocessamento, mas sim usufruir da utilidade dessas tecnologias, já criadas por outros profissionais, e da disponibilidade do acesso a dados geográficos, sociais e espaciais de forma facilitada e gráfica. O principal objetivo é captar o olhar crítico dos alunos de ensino médio para questões urbanísticas e sociais pertinentes dentro do âmbito urbano do município de Curitiba, além de exercer a interpretação de gráficos e tabelas, os exercitando para vestibulares, provas e mercado de trabalho. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia | - |
| Relação: dc.relation | 1; | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geotecnologias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático-pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia Urbana | - |
| Título: dc.title | PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – O USO DE PLATAFORMAS INTERATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: