PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – O USO DE PLATAFORMAS INTERATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPiska, Matheus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97569-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97569-
Descrição: dc.descriptionA proposta de aula utilizando o Power BI é de captar o olhar crítico dos alunos de ensino médio para questões urbanísticas e sociais pertinentes dentro do âmbito urbano do município de Curitiba, além de exercer a interpretação de gráficos e tabelas, os exercitando para vestibulares, provas e mercado de trabalho.-
Descrição: dc.descriptionÀ medida que as geotecnologias avançam no sistema de informações geográficas, as possibilidades de seus usos vão para além dos campos técnicos e físicos da geografia, também possibilitando seu uso no ensino para diversas áreas, a partir de ferramentas cada vez mais dinâmicas e acessíveis, como o Power BI, que permite a criação de painéis interativos e integrados a grandes bancos de dados. A prática pedagógica proposta nesse trabalho não tem como objetivo exigir o domínio do conhecimento de ferramentas do geoprocessamento, mas sim usufruir da utilidade dessas tecnologias, já criadas por outros profissionais, e da disponibilidade do acesso a dados geográficos, sociais e espaciais de forma facilitada e gráfica. O principal objetivo é captar o olhar crítico dos alunos de ensino médio para questões urbanísticas e sociais pertinentes dentro do âmbito urbano do município de Curitiba, além de exercer a interpretação de gráficos e tabelas, os exercitando para vestibulares, provas e mercado de trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherTrabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia-
Relação: dc.relation1;-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectGeotecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia Urbana-
Título: dc.titlePROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – O USO DE PLATAFORMAS INTERATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.