
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Holanda, Adriano Furtado, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Orengo, Fabiane Villatore | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:45:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:45:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97477 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97477 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Adriano F. Holanda | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/02/2025 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A tese "Saiu melhor que eu" aborda mudanças do papel masculino no contexto familiar, qual o significado desse papel para homens e qual a percepção deles com relação à aprendizagem desse papel. A pesquisa se baseia em uma revisão histórica dos papéis de gênero desde a Antiguidade até a Contemporaneidade, utilizando obras de autores como Pedro Paulo Funari, Jacques Le Goff, Philippe Ariés, Simone de Beauvoir, Pierre Bourdieu, Elisabeth Badinter, Helena Hirata, Guacira Lopes Louro e Ligia Amâncio. A tese utiliza dois instrumentos de pesquisa empírica: o questionário "Family and Gender Changing Roles" e entrevistas semiestruturadas. O questionário foi adaptado pela pesquisadora com auxílio da equipe de pesquisas do LabFeno e utilizado para o estudo quantitativo, enquanto as entrevistas foram usadas para o estudo qualitativo. Os principais temas abordados incluem a naturalização dos papéis de gênero, a divisão sexual do trabalho doméstico e as transformações sociais e culturais que influenciam esses papéis. A pesquisa destaca que, embora haja uma crescente participação dos homens no trabalho doméstico, essa mudança ainda é impulsionada pela pressão feminina e não representa uma igualdade plena. As conclusões indicam que, apesar das mudanças observadas, a divisão desigual das tarefas domésticas persiste. Os homens percebem se participando mais do trabalho doméstico que seus antecessores e entendem que o aprendizado desse papel se deu de forma natural, nas famílias em que não se ouviu "isso é coisa de menino, aquilo é coisa de menina". A tese sugere que é essencial continuar avançando nos estudos sobre a divisão sexual do trabalho doméstico e refletir sobre como ocorre a aprendizagem desses papéis de gênero para promover uma sociedade igualitária. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The thesis "Saiu melhor que eu" addresses changes in the male role in the family context, what this role means to men and what their perception is regarding learning this role. The research is based on a historical review of gender roles from Antiquity to Contemporary times, using works by authors such as Pedro Paulo Funari, Jacques Le Goff, Philippe Ariés, Simone de Beauvoir, Pierre Bourdieu, Elisabeth Badinter, Helena Hirata, Guacira Lopes Louro and Ligia Amâncio. The thesis uses two empirical research instruments: the "Family and Gender Changing Roles" questionnaire and semi-structured interviews. The questionnaire was adapted by the researcher with the help of the LabFeno research team and used for the quantitative study, while the interviews were used for the qualitative study. The main themes addressed include the naturalization of gender roles, the sexual division of domestic labor and the social and cultural transformations that influence these roles. The research highlights that, although there is an increasing participation of men in domestic work, this change is still driven by female pressure and does not represent full equality. The conclusions indicate that, despite the changes observed, the unequal division of domestic tasks persists. Men perceive themselves as participating more in domestic work than their predecessors and understand that learning this role occurred naturally, in families where they did not hear "this is a boy’s thing, that is a girl’s thing". The thesis suggests that it is essential to continue advancing studies on the sexual division of domestic work and to reflect on how these gender roles are learned in order to promote an egalitarian society. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Genero - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho doméstico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | "Saiu melhor que eu" : a percepção do homem acerca do seu papel no trabalho doméstico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: